Por Kleber Karpov
A rede pública de saúde do Distrito Federal incorporou o exame de relação proteína/creatinina em amostra isolada de urina (RPCU), conforme divulgado em 30 de abril. A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES-DF) fortalece a linha de cuidado materno-infantil e amplia a capacidade diagnóstica para condições como doenças renais e hipertensão durante a gestação.
O exame RPCU permite estimar de forma confiável a excreção de proteínas na urina ao longo de 24 horas. A principal vantagem do método é a dispensa da coleta urinária prolongada, um procedimento descrito como mais complexo e sujeito a erros. A nova técnica, por sua vez, se mostra útil na rotina assistencial, especialmente em cenários clínicos que exigem tomadas de decisão ágeis por parte das equipes de saúde.
Foco na saúde da gestante
Uma das aplicações centrais do RPCU é na avaliação de gestantes com suspeita de pré-eclâmpsia, uma forma de hipertensão que ocorre durante a gravidez. A detecção precoce da proteinúria, que é a presença de proteína na urina, é um componente fundamental para o diagnóstico desta condição.
Segundo o protocolo da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez, o método apresenta alta sensibilidade. O exame pode ser utilizado para a triagem inicial de proteinúria em gestantes, para a confirmação do diagnóstico de pré-eclâmpsia e também para o monitoramento da evolução clínica da paciente.
Outras aplicações clínicas
A técnica também é amplamente empregada para o diagnóstico e acompanhamento de doenças renais crônicas e na investigação de síndromes renais. Além disso, pode ser utilizada no monitoramento de pacientes com diabetes mellitus e hipertensão arterial.
A disponibilização do exame de RPCU na rede pública contribui para a otimização dos recursos assistenciais. O procedimento simplifica o processo de coleta, melhora a adesão dos pacientes e racionaliza o fluxo de trabalho laboratorial.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










