17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:17


Presidente da CLDF lamenta tragédia em Mariana e anuncia doação de água potável

A ruptura de barragem de contenção de rejeitos da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, entre Mariana e Ouro Preto (MG), no último dia 5, foi tema de pronunciamento da presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), na sessão desta quarta (18). A deputada lamentou os danos causados pela mineradora – que tem como acionistas a Vale e a BHP – e anunciou que a Casa irá custear o envio de seis carretas de água potável para os moradores da região afetada.

A distrital comparou a repercussão no Brasil dos atos terroristas em Paris, na última sexta (13), e o desastre ambiental em Mariana: “É um resquício do Brasil colônia: se aproximar mais do que acontece fora do que das coisas que se passam aqui”.

“A Samarco causou danos irreparáveis, é o maior desastre ambiental já ocorrido no País”, disse a deputada da tribuna do plenário. Ela criticou a multa aplicada à mineradora (de R$ 250 milhões), destacando estar o valor muito aquém dos prejuízos causados à bacia do Rio Doce e a todo o Brasil. E questionou as prioridades da agenda da presidenta Dilma: “Ela sobrevoou o local apenas uma semana depois do ocorrido, e até agora nenhuma medida emergencial enérgica foi anunciada”.

A deputada Luzia de Paula (Rede) parabenizou o discurso da colega e completou: “A ganância tem destruído nosso planeta”. Ela lembrou a aprovação ontem (17) de projeto de lei de sua autoria que trata da gestão de águas subterrâneas no DF.

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever