24.5 C
Brasília
26 abr 2024 22:03


UPA de São Sebastião suspende atendimento de pediatria

Sem profissionais para atender a demanda, Secretaria tenta concentrar atendimento pediátrico em unidades de saúde com maior concentração de pacientes.

A falta de pediatras na Secretaria de Estado de Saúde do DF deixará mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião sem atendimento pediátrico a partir de segunda-feira (24/Ago). A decisão da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) aconteceu em conjunto entre representantes da comunidade local, com representantes do Conselho de Saúde do DF (CSDF).

Por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM), a SES-DF explica que a suspensão tem por finalidade realocar profissionais e redirecionar a demanda, em razão da falta de pediatras em toda rede. Ainda em nota da Secretaria, 95% dos pacientes atendidos na UPA de São Sebastião recebem classificação de atendimento na cor verde. Nesse caso, por se tratar de atendimentos não emergenciais ou urgenciais, os pacientes podem ser atendidos por meio da atenção primária.

“Com a mudança, os pacientes poderão ser atendidos, das 7h às 18h, no Centro de Saúde da cidade, onde atuarão sete pediatras.  Em cada turno, haverá, no mínimo, de um a dois pediatras escalados para atender a livre demanda, além dos demais médicos que atenderão a agenda marcada.”.

Ainda de acordo com a SES-DF os pacientes que se dirigirem a UPA Sebastião para receber atendimento devem passar por triagem e receber classificação. Os casos que não forem graves serão direcionados aos Centros de Saúde, caso contrário, serão estabilizados e transferidos para o Hospital Regional de Paranoá.

A SES-DF não esclareceu quando o atendimento pediátrico da UPA São Sebastião será normalizado.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever