Vigilância Sanitária atualiza regulação para serviços de estética no DF

Instrução Normativa estabelece requisitos rigorosos para procedimentos de risco médio e alto

Por Kleber Karpov

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal publicou, nesta quarta-feira (14), a Instrução Normativa nº 01, que atualiza as regras para licenciamento e funcionamento de serviços de estética. O documento, vinculado à Secretaria de Saúde (SES-DF), define novos requisitos sanitários para estabelecimentos que realizam procedimentos invasivos ou não invasivos, classificados nos graus de risco II e III. A medida foca na segurança do paciente e na biossegurança diante da inovação tecnológica do setor.

A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, destacou que a normativa atua como uma salvaguarda para a sociedade e para os profissionais qualificados. Segundo a gestora, o foco é garantir que o avanço da estética ocorra sob critérios éticos e técnicos rigorosos.

“Essa normativa traz um novo foco, incluindo a segurança do paciente. Com critérios baseados em risco potencial, atuamos como parceira da sociedade e dos profissionais qualificados, garantindo que a inovação tecnológica da estética ocorra de mãos dadas com a biossegurança e a ética”, afirmou Olivé.

O estabelecimento deve garantir que produtos e materiais sejam adequados e utilizados exclusivamente para os fins a que se destinam. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Classificação de riscos

A nova regulação separa as atividades por níveis de complexidade. O grau de risco II, de nível médio, exige ambientes controlados e a presença de profissionais de saúde habilitados para o manuseio de tecnologias complexas. O grau de risco III, classificado como alto, engloba procedimentos invasivos com rompimento da barreira cutânea. Nestes casos, a vistoria prévia da Vigilância Sanitária é obrigatória para o funcionamento.

Já as atividades de grau de risco I, que envolvem procedimentos não invasivos executados por estetas e profissionais da beleza, continuam sob as diretrizes da Instrução Normativa n.º 28/2021. A gerente de Saúde da Vigilância Sanitária, Ana Paula Prudente, reforçou que o objetivo é promover a melhoria contínua da qualidade no atendimento.

Exigências para licenciamento

Para obter a licença sanitária, os estabelecimentos devem apresentar um plano de segurança do paciente e protocolos detalhados para o atendimento de intercorrências clínicas, urgências e emergências. Além disso, é necessária a aprovação de projeto básico de arquitetura e a comprovação de habilitação de todos os profissionais junto aos seus respectivos conselhos de classe.

O descumprimento das normas estabelecidas sujeita os responsáveis a penalidades administrativas e criminais. As sanções estão previstas na Lei Federal nº 6.437/1977, e no Código de Saúde do Distrito Federal (Lei Distrital nº 5.321/2014).




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Celina Leão mantém liderança ao GDF, e vence em primeiro turno, sem Arruda, indica Paraná Pesquisas

Por Kleber Karpov Pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas, nesta segunda-feira...

Eleições: prazo para convenções partidárias começa nesta segunda-feira

Por Kleber Karpov Os partidos políticos brasileiros iniciam nesta segunda-feira...

Programa Viva Flor oferece proteção a mulheres em situação de violência

Por Kleber Karpov O programa Viva Flor, integrado à rede...

Em Ceilândia, Celina Leão lança pré-candidatura ao GDF e confirma Gustavo Rocha como vice

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão oficializou sua pré-candidatura...

BRB e Quadra Capital encerram negociações para fundo de R$ 15 bi com ativos do Master

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) comunicou, na...

MPDFT encaminha ao GDF análise técnica sobre projeto para população em situação de rua

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...

Destaques

Celina Leão mantém liderança ao GDF, e vence em primeiro turno, sem Arruda, indica Paraná Pesquisas

Por Kleber Karpov Pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas, nesta segunda-feira...

Eleições: prazo para convenções partidárias começa nesta segunda-feira

Por Kleber Karpov Os partidos políticos brasileiros iniciam nesta segunda-feira...

Programa Viva Flor oferece proteção a mulheres em situação de violência

Por Kleber Karpov O programa Viva Flor, integrado à rede...

Canais de atendimento ajudam no combate a violações de direitos de crianças e adolescentes no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal possui uma rede integrada...

Em Ceilândia, Celina Leão lança pré-candidatura ao GDF e confirma Gustavo Rocha como vice

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão oficializou sua pré-candidatura...