25.5 C
Brasília
07 mar 2026 11:13

Vacina contra gripe segue disponível para a população

Até o momento, Saúde aplicou 73,03% das doses recebidas para a campanha anual, mas cobertura ainda está baixa nos grupos prioritários

Grupo dos professores atingiu a cobertura vacinal de 74,6%

Ainda há vacinas no Distrito Federal para que a população se imunize contra o vírus influenza, que pode causar formas graves de gripe. Durante a campanha anual, a capital federal recebeu 1.175.940 doses para vacinar um grupo estimado em 1.117.656 pessoas. Em três meses, a procura pelo imunizante pelos integrantes do grupo de risco foi baixa, o que motivou o Ministério da Saúde a estender a vacinação para toda a população acima dos seis meses de idade no início deste mês.

Até o momento, foram aplicadas 858.777 doses. Considerando somente quem faz parte do grupo de risco, a vacinação atingiu 53,09% dos indivíduos previstos para a campanha. O grupo dos professores foi o mais vacinado, com 74,6% de cobertura. Em seguida, destacam-se a cobertura no grupo dos idosos, em 65%, e a o grupo das gestantes, com 62,9%. A vacina contra influenza estará disponível em 99 pontos até o uso de todas as doses disponíveis.

Acompanhe o quadro de vacinação contra influenza no DF | Arte: Divulgação/SES

Proteção

A vacina contra a gripe protege dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. É contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem-toleradas.

“A influenza é uma doença respiratória que, assim como a covid-19, também leva a internações e complicações à saúde”Fernanda Ledes, enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde recomenda a vacinação contra influenza, mas orienta a população que vai tomar a primeira dose contra a covid-19 a ficar atenta ao intervalo de aplicação entre os dois imunizantes. Quem tomou a D1 contra a covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Se recebeu a vacina CoronaVac, é necessário aguardar o término do ciclo vacinal e tomar o imunizante contra a gripe somente 14 dias após receber a segunda dose. Com relação a quem já foi vacinado contra covid-19 pela Janssen, o período de espera é o mesmo.

 a D2. Para quem já tomou a D2 da AstraZeneca e ainda não se imunizou contra a influenza, o período de espera para receber essa vacina é de 14 dias.

A enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, alerta: “A influenza é uma doença respiratória que, assim como a covid-19, leva a internações e complicações à saúde”. Por isso, enfatiza, é necessária essa imunização para quem está no grupo elegível, bem como à população em geral.

A doença

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. O Ministério da Saúde mantém o controle da influenza no Brasil por meio da vigilância-sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.

Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes e permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos. Por isso, é importante em todos os anos participar da campanha.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...