Uso de IA na saúde chega a 18% dos estabelecimentos do país

Pesquisa aponta uso maior na rede privada e entraves à expansão

Por Kleber Karpov

A 12ª edição da pesquisa TIC Saúde, divulgada nesta terça-feira (12) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que 18% dos estabelecimentos de saúde do país já utilizam inteligência artificial (IA). Os dados, referentes ao ano de 2025, foram coletados a partir de entrevistas com 3.270 gestores do setor e mostram uma diferença na adoção entre as redes pública (11%) e privada (25%). O levantamento é organizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

“Nos últimos anos, observamos uma rápida disseminação das tecnologias de Inteligência Artificial. Por isso, tornou-se importante ampliar a investigação para compreender como essas tecnologias vêm sendo incorporadas pelo conjunto dos estabelecimentos de saúde”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Aplicações e outros dados

Segundo o levantamento, as principais finalidades do uso de IA no setor de saúde brasileiro são a organização de processos clínicos e administrativos, citada por 45% dos estabelecimentos que utilizam a tecnologia. Outras aplicações incluem a melhoria da segurança digital (36%), o aumento da eficiência dos tratamentos (32%) e o auxílio na logística (31%). A tecnologia também é empregada para apoiar a gestão de recursos humanos ou recrutamento (27%), auxiliar em diagnósticos (26%) e na dosagem de medicamentos (14%). A pesquisa aponta ainda que 9% dos estabelecimentos utilizam internet das coisas (IoT) e 5% empregam tecnologia robótica com uso de internet. Em relação aos serviços online para pacientes, 39% das unidades oferecem a visualização de resultados de exames. O agendamento de consultas pela internet está disponível em 34% dos locais, enquanto o agendamento de exames é oferecido por 32%.

Desafios para a expansão

A adoção da inteligência artificial no setor ainda enfrenta obstáculos significativos. Em hospitais com mais de 50 leitos, os gestores apontam os custos elevados (63%) como o principal entrave. A falta de priorização institucional (56%) e as limitações relacionadas a dados e capacitação profissional (51%) também foram citadas como barreiras importantes. “O avanço do uso da IA na saúde exige profissionais qualificados para que essa tecnologia seja aplicada de forma segura e responsável. Além disso, a consolidação de diretrizes e marcos regulatórios é fundamental para sustentar a adoção ética da IA em um setor que lida com informações sensíveis e impacta diretamente no cuidado com os pacientes”, destacou Luciana Portilho, coordenadora de projetos de pesquisas do Cetic.br.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Brasil e Belarus fortalecem cooperação econômica e institucional

Por Fabiana Ceyhan A Embaixada de Belarus no Brasil celebrou o...

Celina Leão anuncia investimentos de 12,3 milhões em ações urbanas em São Sebastião

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão, anunciou...

Celina Leão autoriza início das obras do hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) deu...

CLDF aprova proteção de consumidores contra protesto de dívidas de serviços essenciais

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

CLDF aprova criação das regiões administrativas da 26 de Setembro e de Ponte Alta

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Escorpiões: saiba como evitar a presença do animal dentro de casa

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

MPSP processa influenciador que defendeu retirar direito de voto de pessoas pobres

Por Kleber Karpov O Ministério Público de São Paulo (MPSP)...

Destaques

Brasil e Belarus fortalecem cooperação econômica e institucional

Por Fabiana Ceyhan A Embaixada de Belarus no Brasil celebrou o...

Jogos no Brasil: regulamentação amplia discussão sobre recursos para Santas Casas e saúde pública

O Brasil vive um momento decisivo na relação com...

Celina Leão anuncia investimentos de 12,3 milhões em ações urbanas em São Sebastião

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão, anunciou...

Celina Leão autoriza início das obras do hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) deu...

CLDF aprova proteção de consumidores contra protesto de dívidas de serviços essenciais

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...