Por Kleber Karpov
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Vicente Pires, no Distrito Federal, deve inaugurar nesta terça-feira (11/Nov) dois novos consultórios odontológicos. O investimento, que alcança R$ 176 mil, permitiu a instalação de novos equipamentos, além da pintura nova e da revitalização do piso e da rede hidráulica do espaço. Com a ampliação, a UBS deve passar a contar com seis salas de atendimento dedicadas à saúde bucal, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).
Aumento na capacidade de atendimento
Segundo o gerente da unidade, Paulo César, a ampliação deve resultar em um aumento significativo na capacidade de atendimento aos pacientes da região. A estimativa é de um crescimento de 20% a 30% nos atendimentos odontológicos.
“Teremos um crescimento por volta de 100 a 150 pacientes atendidos a mais em cada mês. Com isso, os usuários vão esperar menos tempo e também damos mais qualidade de trabalho aos profissionais”, afirmou o gerente Paulo César sobre o impacto positivo da medida.
A cirurgiã-dentista da UBS, Kaline Alsina, ressaltou a importância da ampliação para a população e os profissionais. A especialista destacou que a ampliação deve significar “maior cobertura e maior tempo de oferta de serviço da saúde bucal, além de um espaço mais acolhedor”.
Estrutura e serviços
O aumento da estrutura incluiu a aquisição de duas novas cadeiras odontológicas com canetas de alta rotação. A UBS 1 de Vicente Pires opera das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. A equipe de odontologia é composta por oito dentistas e sete técnicos de higiene bucal. Em 2024, o setor odontológico da UBS realizou 6,5 mil atendimentos. Já no período de janeiro a agosto de 2025, foram feitos 4,6 mil atendimentos.
A UBS 1 de Vicente Pires ainda conta com 11 equipes de saúde da família (eSF) completas, que incluem médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e treze agentes comunitários. A unidade tem de dispor de 50 salas em quatro andares. O espaço inclui o local onde as equipes multiprofissionais (eMulti) desenvolvem práticas integrativas com a população.
Na Atenção Primária, a unidade deve oferecer atendimentos médicos, de enfermagem, nutrição, psicologia e odontologia, além de procedimentos e vacinação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










