Por Kleber Karpov
O Distrito Federal registrou um aumento de 75,6% no número de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025, ao receber 80.966 visitantes, superando a média nacional de crescimento e os números de todo o ano de 2024. O resultado consolida Brasília como uma porta de entrada estratégica para o Brasil, impulsionada por ações do Governo do Distrito Federal (GDF) em eventos, cultura e mobilidade, além da ampliação de voos diretos.
Capital dos grandes eventos
A transformação de Brasília em um centro de grandes eventos, com shows internacionais, competições esportivas e congressos, tem fortalecido a economia local. A estimativa de arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), segundo o GDF, deve saltar de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025, reflexo direto da nova dinâmica turística. O governador Ibaneis Rocha destaca a melhora do setor.
“O turismo no Distrito Federal tem melhorado muito. Brasília se transformou num centro de eventos, seja durante a semana com eventos institucionais, seja aos finais de semana com eventos festivos e culturais, o que tem melhorado também a renda de todos.”, disse Rocha.
Para fomentar o setor, o GDF tem apoiado a realização de grandes eventos, criado novas rotas turísticas e reativado o ônibus de turismo cívico. O governo também promoveu a reforma de monumentos como o Museu de Arte de Brasília (MAB) e a Sala Martins Pena do Teatro Nacional.
Estratégia e resultados
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, atribui o recorde a um conjunto de fatores. “A realização de shows internacionais, as partidas de futebol, o fortalecimento do turismo de eventos e a qualidade do nosso aeroporto estimulam a vinda de turistas. Ficamos contentes com esse número, um recorde histórico, e a ideia é continuar crescendo”, afirmou o secretário.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o papel estratégico da capital para a imagem do país no exterior. “O Brasil vive seu melhor momento no turismo internacional e Brasília tem papel estratégico na nossa divulgação. A capital consolida a imagem de um Brasil democrático, moderno, diverso e que aponta para um futuro sustentável. Além das já conhecidas belezas arquitetônicas, a capital integra áreas verdes belíssimas, que nos permite o contato com a natureza no ambiente urbano.”,
Conexão com o mundo
A Argentina lidera a chegada de turistas ao DF, com 22.457 visitantes, seguida por Estados Unidos (15.747), Peru (7.089), Colômbia (6.687) e Portugal (5.170). O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, aponta que essa movimentação é fruto do trabalho de expansão de rotas aéreas diretas.
“Temos muito a comemorar com esse resultado, fruto de um governo que transformou a cidade. A prova disso é que os turistas internacionais que mais chegam a Brasília são, justamente, dos países dos quais abrimos novas rotas.”, disse Britto.
Atualmente, o Aeroporto de Brasília conta com nove voos diretos para o exterior. Segundo o secretário Paco Britto, já existem negociações avançadas para um novo voo direto, desta vez ligando a capital a Roma, na Itália.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










