19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:54

Transtorno do Espectro Autista: Hospital Regional de Santa Maria inaugura primeiro Espaço Sensorial do Centro-Oeste

Ambiente pioneiro na Região Centro-Oeste do País foi entregue no HRSM para atender pacientes com Transtorno do Espectro Autista

Por Kleber Karpov

O primeiro espaço sensorial para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública da Região Centro-Oeste foi entregue (15/Mar) no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), no Distrito Federal, por intermédio de uma parceria firmada entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e o setor privado, contando com a presença da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, para oferecer um ambiente de acolhimento e conforto aos pacientes e aos seus familiares.

A representante da primeira-dama, Eliane, que esteve presente no evento, manifestou um sentimento de realização com a concretização do projeto. Para ela, a iniciativa representa um avanço significativo no acolhimento de pacientes na rede de saúde pública.

“Tenho um sentimento de dever cumprido. Vai muito além da gestão: é olhar para quem chega à nossa porta e precisa de um ambiente acolhedor. Isso faz diferença no cuidado, no tratamento e na forma como a saúde é vivida”, afirmou Eliane.

Famílias Atípicas

O novo local, denominado Espaço Humanizar TEA, foi recebido com grande entusiasmo por mães e por cuidadores que enfrentam diariamente a rotina de crianças neurodivergentes. Para eles, o ambiente adaptado representa um avanço na qualidade do atendimento público.

A empresária Naiara Roque, mãe atípica e autista, participou da inauguração e ressaltou o impacto social da iniciativa. Ela destacou que a adaptação da sala de espera possui um papel fundamental na prevenção de crises e de desconfortos nos pacientes.

“Eu sou autista e tenho dois filhos autistas também. Uma sala de espera adaptada faz toda a diferença para evitar crises e desconfortos. Ver o serviço público acolhendo essa causa faz o coração das famílias transbordar de alegria”, disse Naiara Roque.

Ambiente terapêutico

O Espaço Humanizar TEA foi concebido com uma dupla função: a de sala de espera adaptada e a de ambiente terapêutico. Em casos clínicos específicos, a equipe multiprofissional e os médicos terão a possibilidade de realizar os atendimentos no próprio local, evitando o deslocamento dos pacientes.

Para a gerente-geral de Humanização e Experiência do Paciente do IgesDF, Anucha Soares, a medida adotada tem a finalidade de evitar o deslocamento das crianças para áreas hospitalares com maior quantidade de estímulos. “Os corredores hospitalares podem ser frios até para adultos. Por isso, essas adaptações são fundamentais para o bem-estar e para o atendimento humanizado”, explicou Soares.

O diretor de Atenção à Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, Rodolfo Borges Lira, manifestou que o projeto deve servir de inspiração para novas iniciativas na rede de hospitais. Rodolfo Borges Lira afirmou que a inauguração representa “mais uma parceria frutífera entre o IgesDF, o setor privado e o Governo do Distrito Federal”.

O representante do IgesDF concluiu, ainda, que o objetivo da gestão é que “espaços como este se tornem comuns em toda a rede, garantindo dignidade e inclusão no atendimento pediátrico”. A presidente da fundação parceira, Vivianne Piquet, também celebrou a cooperação. Piquet disse ter um “carinho muito especial pela causa dos autistas” e que a vontade se “encaixou perfeitamente” quando o IgesDF a procurou, o que a motivou a ajudar.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...