10.9 C
Brasília
17 jun 2025 02:00

Trabalhadoras rurais querem política efetiva de reforma agrária

A reforma agrária foi a principal bandeira defendida pelas trabalhadoras rurais durante a solenidade em homenagem às Margaridas no plenário da Câmara Legislativa na tarde desta sexta-feira (4). O deputado Chico Vigilante (PT) destacou o fato de o evento ser realizado no plenário, “lugar nobre” da Casa que deve ser ocupado pelas trabalhadoras que defendem seus direitos. Símbolo do movimento, Margarida Alves foi lembrada por Chico “como a trabalhadora que foi assassinada porque queria um pedaço de terra para plantar”.

A coordenadora do Movimento de Apoio ao Trabalhador e Trabalhadora Rural, Carla Contijo, afirmou que a precariedade da situação vivida pelos trabalhadores se deve à falta de uma política efetiva de reforma agrária. “Se a cidade vive é porque o campo trabalha”, considerou. Carla, que se disse filha e neta de trabalhadores rurais, garantiu que as mulheres marcharão “juntas pela igualdade social”.

Quem mais sofre com a atual crise político-financeira do país é o trabalhador da agricultura familiar, segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do DF, Romilton Machado. Conselheira da Associação Brasileira da Reforma Agrária, Vera Ramos disse que “a luta pela oportunidade do acesso à terra” é o que move a mulher do campo. Mesma opinião manifestou a presidente dos trabalhadores rurais do DF, Esteniza da Costa: “somos nós que seguramos a agricultura familiar”. Ela cumprimentou as “mulheres fortes e guerreiras” presentes no evento.

“Seguiremos em marcha até todas sermos livres”, conclamou a secretária-geral da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Dorenice Flor. Ela lembrou que a “luta pelos direitos das mulheres” será comemorada em todo o mundo no Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira (8).

Lava Jato – Durante a solenidade, Vigilante se reportou ao depoimento do ex-presidente Lula à Polícia Federal na operação Lava Jato, ocorrido hoje (4), como um “ataque covarde e insano a quem se preocupa com os pobres e trabalhadores”. E reiterou: “Fizeram isso para desmoralizar o maior líder trabalhista que este país já teve”. Segundo Vigilante, o desejo de muitos é “derrubar o estado democrático e o governo que quis fazer a reforma agrária”. Para o parlamentar, apenas a “mobilização popular” resolverá a situação.

Fonte: CLDF

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

Por Alex Rodrigues O Ministério das Relações Exteriores reforçou, na tarde...

Programa de saúde reprodutiva da mulher entra em vigor no DF

Por Denise Caputo Promover ações integradas para a saúde ginecológica...

Em meio à prestação de contas, IGESDF aceita receber enfermeiros que ameaçam greve

Marco Túlio Alencar Na segunda parte da audiência pública para...

Destaques

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

“Vamos auditar todos os contratos de ponta a ponta”, afirmou presidente do IGESDF durante prestação de contas na CLDF

Por Kleber Karpov O presidente do Instituto de Gestão Estratégica...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...