23.5 C
Brasília
01 fev 2026 11:11

TJDFT: Justiça recebe ação de improbidade contra ex-secretário de Saúde e assessor

O juiz substituto da 1ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal recebeu ação ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios contra o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael de Aguiar Barbosa, o seu assessor à época, Cícero Candido Sobrinho, e a empresa Agropecuária São Gabriel LTDA, para apurar irregularidades em contratos de locação de imóveis por dispensa de licitação.

Segundo apuração feita pelo MPDFT, os requeridos teriam agido em conjunto e com intuito de obter vantagem econômica ilícita, para celebrar contrato irregular, por dispensa de licitação, para efetivar aluguel de imóveis da mencionada empresa, que não eram necessários para a Administração e mediante sobrepreço.

Os réus apresentaram manifestações preliminares nas quais argumentaram a inexistência da prática de qualquer ato de improbidade e requereram a improcedência da ação.

Ao receber a ação, o magistrado argumentou que vislumbrou a presença de indícios da prática dos atos apontados pelo MPDFT e registrou: “Na espécie, tenho como presentes os indícios necessários para prosseguimento da demanda, pois, como destacado na decisão que apreciou a medida cautelar, os documentos juntados aos autos são suficientes para denotar a verossimilhança das alegações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios quanto às irregularidades na contratação.”.

Da decisão cabe recurso

PJe:0708242-51.2018.8.07.0018

Fonte: TJDFT

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...