20.5 C
Brasília
19 mar 2026 10:26

TJDFT decreta prescrição e afasta improbidade em contrato celebrado por Arruda e ex-diretores da Terracap

O juiz substituto da 5ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal julgou improcedente o pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para que José Roberto Arruda, na época Secretário de Obras do DF, os ex-integrantes da diretoria da TERRACAP, Humberto Ludovico de Almeida Filho, Marcílio Marques Botti (espólio), Alexandre Gonçalves e José Gomes Pinheiro Neto, e a empresa Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer fossem condenados pela prática de atos de improbidade administrativa na contratação da mencionada empresa.

O Ministério Público ajuizou ação civil, na qual argumentou que foram constatadas diversas irregularidades na execução do Contrato SETRA/DIJUR nº 11/92, firmado entre a TERRACAP e a empresa Arquitetura Urbanismo Oscar Niemeyer para desenvolvimento do projeto do Conjunto Cultural da República. Mesmo cientes das irregularidades praticadas pela empresa, José Roberto Arruda, que na época era Secretário de Obras do DF, e os demais acusados, que eram integrantes da Diretoria da TERRACAP, não providenciaram as medidas cabíveis no intuito de aplicar as penalidades previstas contratualmente.

Preliminarmente, os requeridos apresentaram contestação, na qual alegaram ter ocorrido a prescrição do suposto delito. No mérito, defenderam a inexistência de qualquer ato de improbidade ou prejuízo aos cofres públicos.

Ao decidir, o magistrado entendeu que, de fato, houve prescrição, pois o MPDFT apenas ajuizou a ação 15 anos após a ocorrência dos fatos. Ainda assim, adentrou ao mérito da questão, afastou todos os argumentos trazidos pelo Ministério Público e explicou: “De fato, pelo que consta da argumentação inicial não está clara a correlação entre as supostas irregularidades e o dano ocorrido. O fato de ter ocorrido aditamentos não significa, necessariamente, um ilícito civil. Saliente-se que diante da magnitude do projeto não seria imprevisível a ocorrência de atrasos e contratempos. Contudo, isso não quer dizer, necessariamente, que tais fatos se traduziram em prejuízo ao erário”.

Da decisão cabe recurso.

Fonte: TJDFT

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

DF conquista primeiro lugar em ranking nacional de infraestrutura

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou a primeira posição...

Cadastro atualizado no Meu SUS Digital garante atendimento agilizado nas UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...

Ibaneis Rocha assina termo que destina área em Brazlândia para construção de moradias sociais

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

Segurança Pública do DF testa projetos de inteligência artificial para ampliar resposta operacional

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Segurança Pública...