18.7 C
Brasília
12 nov 2025 03:03

Teto em queda ameaça pacientes e profissionais da UTI do HRT

Equipes de saúde registraram momento em que tiveram de usar baldes para conter água da chuva, que vaza pelo teto da UTI do hospital

Prestes a cair, o teto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) coloca em risco pacientes graves e profissionais de saúde. A situação deixa quem passa pelo local sujeito a ser atingido por pedaços da estrutura e, também, a se contaminar por doenças. Em dias chuva, servidores precisam colocar baldes pelo espaço para conter a água.

Assista a imagens gravadas na UTI do HRT:



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






O Metrópoles ouviu servidores da UTI do HRT a respeito da situação. Com medo de serem vítimas de represálias dos gestores, eles pediram para não terem os nomes divulgados. Os funcionários públicos flagraram as primeiras rachaduras no teto há, aproximadamente, um ano. Contudo, mesmo com o aumento da falha, não houve reparo.

Pelo diagnóstico dos profissionais de saúde, o risco de infecção é elevado. Em dias de chuva, mesmo com uso de baldes para conter a água, a UTI fica tomada por goteiras, e grande parte do espaço fica molhada, o que também gera risco de acidentes.

Os servidores relatam que as quedas de partes do teto pioram ainda mais as condições trabalho na unidade de terapia intensiva, pois as equipes encontram-se desfalcadas, segundo as denúncias. Alguns profissionais de saúde estão afastados, o que sobrecarrega os demais e leva os pacientes a sofrer com problemas no atendimento.

Reformas

Em nota, a SES-DF se comprometeu a começar a reforma do local na próxima semana. A previsão é de que as obras durem 40 dias.

“A Secretaria de Saúde informa que, partir da próxima semana, as UTIs do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), adulto e pediátrica, entrarão em manutenção. Serão feitas revitalizações dos sistemas elétrico, hidráulico e de refrigeração, além de adequações de revestimentos, armários, teto, bancadas e pisos”, destacou a pasta.

Equipamentos médico-hospitalares também passarão por manutenções preventivas, corretivas e substituições, em caso de necessidade, segundo a pasta.

SUS

No DF, o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de 533 leitos gerais de UTI. Do total, 361 são da rede pública e 172, contratados. A SES-DF informou que essa rede proporcionará o suporte aos leitos em revitalização no HRT.

“O Complexo Regulador em Saúde do DF segue como responsável por fazer os direcionamentos necessários. Demais áreas do hospital seguem prestando serviço à população do DF, conforme carteiras de serviços de conhecimento dos usuários do SUS”, acrescentou a pasta.

Drones intensificam mapeamento do mosquito da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

IGESDF deve modernizar serviços de cardiologia e oftalmologia do Hospital de Base

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

UBS 1 de Vicente Pires deve inaugurar dois consultórios odontológicos

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1...

Anvisa deve determinar retirada de duas marcas de suplementos alimentares do mercado

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Derrite recua em redução de atuação da Polícia Federal na atuação contra o crime organizado

Por Kleber Karpov O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do...

Destaques

Drones intensificam mapeamento do mosquito da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Ibaneis anuncia início de reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) deve...

IGESDF deve modernizar serviços de cardiologia e oftalmologia do Hospital de Base

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

UBS 1 de Vicente Pires deve inaugurar dois consultórios odontológicos

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1...

Demografia da enfermagem deve revelar crescimento de postos de trabalho em todos os níveis de atenção

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde deve lançar, nesta...