18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:16

Teleconsultas em UPAs agilizam atendimento e ampliam acesso a pacientes

 Serviço já atendeu mais de 5,5 mil pessoas em cinco unidades de pronto atendimento

Por Kleber Karpov

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia iniciou, ontem (15/Set), a oferta de teleconsultas, ampliando para cinco o total de unidades com o serviço no Distrito Federal. A iniciativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), que já realizou mais de 5,5 mil atendimentos desde maio, visa agilizar o cuidado a pacientes classificados com menor urgência e expandir o acesso a médicos na rede pública.

A expansão do serviço, que começou em maio na UPA de Vicente Pires e já alcança as unidades do Gama e Ceilândia I e II, segue um planejamento criterioso. “Estamos avançando com muita responsabilidade. Antes de expandir, avaliamos os resultados clínicos, a infraestrutura e o acolhimento da comunidade local. Queremos que a teleconsulta se torne um verdadeiro polo facilitador da jornada do paciente dentro do SUS”, avalia o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira. A expectativa é que todas as 13 UPAs administradas pelo instituto ofereçam a modalidade até o final deste ano.

Atendimento moderno e humanizado

O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, destaca que o objetivo é modernizar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) sem renunciar ao vínculo humano. “Estamos incorporando tecnologia, mantendo o cuidado próximo e humanizado. Com a teleconsulta, conseguimos não apenas desafogar as salas de espera, mas também oferecer cuidado imediato e direcionado”, afirma.

A estudante Gabriela Silva vivenciou a experiência na unidade de Vicente Pires ao chegar com dores no abdômen. Classificada com a pulseira verde, de menor urgência, ela esperava uma longa espera. “Fui surpreendida com uma proposta que nem sabia que existia aqui no DF”, conta. Após aceitar a teleconsulta, foi atendida prontamente. “A médica apareceu na tela, analisou meus exames, fez perguntas, explicou meu quadro e prescreveu o tratamento. Parecia que ela estava ali comigo, de verdade. Foi rápido, eficiente e muito acolhedor”, relata.

Agilidade para baixa complexidade

A implementação da teleconsulta foca nos casos classificados como verdes, pacientes que frequentemente enfrentam longas esperas. “Queremos garantir que todo usuário que procura o serviço receba atendimento digno e ágil. A teleconsulta é segura, rápida e permite que o paciente inicie imediatamente seu tratamento”, explica a chefe do Núcleo de Inovação e Saúde Digital (Nusad), Amandha Dias.

Na UPA do Gama, mais de 2 mil pacientes foram atendidos por vídeo em 90 dias. Segundo o IgesDF, cerca de 60% dos pacientes com classificação verde optaram pela nova modalidade, com alto índice de aprovação. O fluxo é simples: após a triagem, o paciente que aceita o serviço assina um termo de consentimento e é direcionado a uma sala equipada para a consulta remota, onde médicos podem solicitar exames, prescrever medicamentos e emitir atestados. “É uma abordagem híbrida. Se houver qualquer dúvida ou sinal de agravamento, o caso é imediatamente revertido para atendimento presencial”, detalha Rodolfo Lira.

Estratégia e prevenção

A teleconsulta também se mostra uma ferramenta preventiva, pois o atendimento nos primeiros sintomas evita o agravamento de quadros clínicos. “Evitamos a perambulação do paciente em busca de assistência, reduzimos as chances de retorno com complicações e ainda esperamos a diminuição de casos de maior complexidade nas UPAs”, destaca a gerente de Comando Estratégico, Lillian Santos.

Para a médica Mônica Dandara Montenegro, da equipe de atendimento remoto, a iniciativa promove educação em saúde. “Os pacientes recebem orientação sobre hábitos saudáveis, entendem melhor como funciona a rede pública e aprendem a buscar os canais corretos. Isso evita sobrecarga e melhora o cuidado como um todo”, observa.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...