18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:20

Sociedade Brasileira de Pediatria emite nota contra projeto que restringe aborto legal

Entidade médica alerta para riscos de retrocesso no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Por Kleber Karpov

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se manifestou publicamente com “grande preocupação” em relação ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2025, aprovado pela Câmara dos Deputados. O texto, que deve seguir para análise do Senado Federal, propõe sustar a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre o atendimento a vítimas de violência sexual. A entidade médica defende a manutenção da norma técnica para garantir o acolhimento adequado de menores de idade.

Segundo o posicionamento da SBP, a resolução do Conanda não altera as hipóteses legais de aborto previstas no Código Penal brasileiro desde 1940. A instituição sustenta que a diretriz busca apenas assegurar a proteção integral, o acolhimento humanizado e a celeridade no serviço de saúde. O documento reforça a necessidade de cumprimento dos princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição Federal.

A nota técnica encaminhada pela sociedade médica faz um apelo aos senadores para que a matéria não seja votada sem um debate aprofundado. A SBP solicita que o parlamento ouça especialistas, profissionais de saúde, famílias e representantes da sociedade civil antes de qualquer decisão definitiva. A entidade considera essencial que aspectos técnicos de saúde pública prevaleçam sobre disputas políticas.

“A vida, a saúde e a dignidade de crianças e adolescentes devem estar no centro das discussões e das políticas públicas, considerando que as inequidades aumentam as vulnerabilidades de grupos de adolescentes sob risco de violência sexual, em diferentes contextos de suas vidas. Não podemos aceitar o retrocesso representado pelo cerceamento dos direitos de adolescentes que mais sofrem com essas desigualdades, motivo pelo qual reafirmamos nossa luta pela preservação dos princípios do ECA”, destaca a nota oficial.

Diretrizes de atendimento

A resolução do Conanda, alvo da disputa legislativa, estabelece que crianças e adolescentes vítimas de estupro não necessitam apresentar Boletim de Ocorrência (BO) ou decisão judicial para acessar o serviço de aborto legal. A norma orienta que os casos devem ser notificados ao Conselho Tutelar com a identificação da vítima. Cabe a este órgão acionar o sistema de Justiça, priorizando sempre a vontade expressa da vítima e o sigilo das informações.

Divergência política

Deputados favoráveis à aprovação do PDL 3/2025 alegam que o Conanda extrapolou as atribuições legais ao editar as orientações contidas na resolução. O grupo parlamentar defende que tais regras invadem a competência do Legislativo. O projeto aguarda agora a designação de relator no Senado para continuidade da tramitação.

Em contraponto às críticas parlamentares, a vice-presidente do Conanda, Marina de Pol Poniwas, afirma que todos os itens do documento respeitam a legislação vigente. Em entrevista à Agência Brasil, a gestora explicou que o objetivo da resolução consiste em orientar os entes do sistema de garantia de direitos. A medida visa combater barreiras ilegais que dificultam o acesso de meninas à saúde pública após sofrerem violência sexual.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...