Por Kleber Karpov
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) classificou a sanção da Medida Provisória nº 1.326/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o marco do maior avanço remuneratório da história da instituição. A legislação publicada no Diário Oficial da União (DOU) estabelece novos valores de subsídio para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
A entidade sindical calcula que, ao considerar a recomposição implementada em 2023 e os reajustes previstos nos anexos da nova MP, a categoria acumula aproximadamente 60% de aumento em três anos. O benefício abrange as carreiras de Delegado, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente, Escrivão, Papiloscopista e Agente Policial de Custódia.
A gestão “União & Luta!”, responsável pela condução das tratativas, intensificou as negociações com o Governo Federal, o Governo do Distrito Federal (GDF) e parlamentares desde fevereiro.
“Este reajuste é fruto de persistência, diálogo técnico e resistência coletiva. Levamos a negociação até onde foi possível para garantir o melhor resultado para os policiais civis. A gestão União & Luta! entrega o maior reajuste da história da PCDF e mantém viva a meta da paridade salarial com a Polícia Federal. É nosso próximo objetivo, a ser buscado com responsabilidade e estratégia”, afirmou Enoque Venancio, presidente do Sinpol-DF.
Reforço operacional
Além da questão salarial, a sanção ocorre em paralelo à autorização para a nomeação de 600 novos policiais civis. A medida deve iniciar a recomposição do efetivo e apoiar a modernização da estrutura investigativa da corporação, necessária diante do aumento da complexidade operacional e dos crimes digitais.
O dirigente sindical reconheceu a sensibilidade dos atores políticos envolvidos no processo e reforçou que a recomposição fortalece as equipes e melhora as condições de trabalho.
Confira a MP 1.326, DE 1º de dezembro de 2025
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










