22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:52

Sessão solene em comemoração a 80ª Semana da Enfermagem lota auditório da CLDF

Desfile de roupa de época, lançamento de livro e emoção homenagens

Por Kleber Karpov

Na noite de segunda-feira (20), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), presidiu a sessão solene da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para comemorar a 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, em homenagem aos auxiliares e técnicos em enfermagem e os enfermeiros do DF. Realizada no auditório da Casa, cerca de 1.000 profissionais de saúde, participaram do evento.

Dentre as homenagens, um desfile de vestimenta, de época, da enfermagem; entrega de títulos de cidadãos honorários, ao presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), João Cardoso da Silva, e a enfermeira aposentada e escritora, Onã Silva; o lançamento do livro ‘De borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro’, biografia autorizada do deputado Jorge Vianna, de autoria de Onã da Silva Apolinário, além de entrega de certificados a cerca de 500 profissionais de saúde.

Composição da mesa da sessão solene – Foto: Wilter Moreira

Além de Vianna, na condição de presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF, a mesa da sessão solene foi composta pela , deputada distrital, Arlete Sampaio (PT), o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Sérgio Luiz da Costa, o diretor de Enfermagem da SES-DF, Luiz Antônio Roriz de Buenos, o gerente do Atendimento pré-Hospitalar Móvel do Serviço de Atendimento Móvel do DF (SAMU-DF), Paulo Riberto de Oliveira Almeida; os presidentes da União Geral dos Trabalhadores –DF (UGT-DF), Newton Cleiton Batista, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-DF), Rosalina Aratani Sudo, do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Marcos Wesley de Sousa Feitosa, da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia Ipê), Onã Silva, do Sindate-DF, João Cardoso, do Sindicato dos Enfermeiros do DF (Sindenfermeiro-DF), Dayse Amarilio, a representante dos trabalhadores dos hospitais privados do DF e a Gerente de Enfermagem do Hospital Santa Lúcia, enfermeira Maria Elenita Soares da Silva.

Modelos desfilam com vestimentas, de épocas, da enfermagem – Foto: Wilter Moreira

 

Sessão solene

Na ocasião, Vianna fez um breve relato da trajetória pessoal, da chegada ao DF, a atuação profissional, até chegar a enfermagem, que o alçou a vaga de distrital, na CLDF, pelas lutas travadas em defesa dos profissionais de saúde do DF. O parlamentar se disse emocionado por presidir a sessão solene.

Nunca pensei que um dia estaria aqui, presidindo uma sessão como esta. Estou emocionado em ver tantas pessoas que acreditam que a enfermagem pode mudar a vida das pessoas. A saúde é o bem mais precioso, o qual requer cuidados diários para sua manutenção, sendo necessária para obtenção de qualidade de vida”, disse.

A deputada distrital, Arlete Sampaio, reafirmou a importância dos profissionais de enfermagem para o funcionamento da saúde, e pontuou que, ao longo dos três mandatos na CLDF, por poucas vezes viu o auditório tão lotado.

Cerca de mil profissionais de saúde participam de homenagem na CLDF – Foto: Wilter Moreira

Um ponto em comum, entre os expoentes, é a necessidade de valorização dos profissionais de enfermagem. A presidente do Sindenfermeiro-DF, Dayse Amarílio, lembrou a necessidade de se tratar a categoria com equidade, para se superar os desafios da categoria.

João Cardoso, lembrou que o Sindate-DF foi a primeira entidade sindical, a obter a carta sindical no país. “Não fomos os primeiros a pedir o registro, mas fomos os primeiros a conseguir”, disse ao lembrar que a entidade atua, junto a outras entidades classistas para que atuem de forma unida. “Nós queremos defender a enfermagem brasileira, inclusive reduzindo a carga horária de 44 horas semanais para 20 horas no setor público e para 30 na rede privada.”, disse.

A presidente da ABEN-DF, Rosalina Aratani, lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS), maior empregador da enfermagem, está sob ameaça e precisa da união de todos para garantir. “Vamos lutar pela manutenção de um SUS público, com gestão pública, gratuita e de qualidade.”.

Buenos, diretor de Enfermagem da SES-DF, informou que a Secretaria está “lançando um plano de valorização para o servidor”, e chamou atenção ao ponderar que “hoje na gestão eu entendo que palavras são necessárias, mas estamos necessitando de mais ação.”.

O presidente do Coren-DF, Marcos Wesley de Sousa Feitosa lembrou a pauta da categoria, na Semana da Enfermagem, em 2018, era a necessidade de ter um representante na CLDF, algo conquistado com a eleição de Vianna.

Na ocasião, Feitosa lembrou que, além dos enfermeiros, o país tem 1,6 milhões de auxiliares e técnicos em enfermagem e, que no DF, o número supera 36 mil profissionais de nível médio. Dados esse que inspiraram o presidente do Coren-DF a apresentar a minuta de um Projeto de Lei (PL) ao parlamentar. O PL proíbe a oferta de cursos, a distância, a estudantes do nível médio.

O secretário adjunto Sérgio Luiz da Costa lembrou que a enfermagem compõe a maior força de trabalho da Secretaria de Saúde. Atualmente, são 14.371 servidores na área, atuando em todos os níveis de assistência.

Homenageados

Após receber o título de cidadão honorário, João Cardoso, falou sobre a trajetória de vida no DF e a atuação em defensa da enfermagem no DF e em todo país.

Dirigente sindical, João Cardoso lembrou que o Sindate-DF foi a primeira entidade sindical, a obter a carta sindical no país. “Não fomos os primeiros a pedir o registro, mas fomos os primeiros a conseguir”, disse ao lembrar que a entidade atua, junto a outras entidades classistas para que atuem de forma unida. “Nós queremos defender a enfermagem brasileira, inclusive reduzindo a carga horária de 44 horas semanais para 20 horas no setor público e para 30 na rede privada.”, disse.

Onã Silva, por sua vez, declarou, além do amor, a plena confiança nos profissionais de enfermagem. Isso ao ponderar que, embora estivesse presente na sessão solene, para lançar o livro biográfico e receber o título de cidadã honorária de Brasília, no mesmo instante, o filho estava internado em um hospital, recebendo os cuidados de enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem.

Confira as fotos

Sessão Solene em Comemoração a Semana da Enfermagem

Confira na íntegra

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...