Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza, nesta segunda-feira (1º/Dez), uma mobilização voltada ao Dia Mundial de Luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A ação ocorre no Setor Comercial Sul (SCS), das 9h às 15h, e tem como base as dependências do coletivo Distrito Drag, localizado na Quadra 2, Edifício Jamel Cecílio.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o trabalho intersetorial e ampliar o acesso ao diagnóstico. Jaqueline Marques, responsável pelo Núcleo de Testagem e Aconselhamento da SES-DF, destaca a necessidade de enfrentar barreiras sociais que dificultam o cuidado com a saúde.
“É uma oportunidade de combater o estigma e o preconceito, que ainda afastam muitas pessoas de testes e tratamentos. Ao promover informação de qualidade, ampliamos as chances de aproximação do indivíduo a esses procedimentos”, afirmou a gestora.
Serviços e parcerias
O evento conta com a colaboração de diversas instituições da sociedade civil e acadêmica, como as organizações Amigos da Vida, GPS Foundation, Instituto Ipês e a Liga Acadêmica de Imunologia Clínica do Iesb.
Durante a ação, a população terá acesso a testagem rápida para HIV, aconselhamento pré e pós-teste, além de orientações sobre prevenção combinada. Também haverá distribuição de preservativos, géis lubrificantes e autotestes.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










