18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:29

Servidores do GDF recebem, na sexta-feira (10), primeira certificação em governança de serviços

Com metodologia inédita, curso será finalizado na sexta-feira (10), com uma aula magna

Pela primeira vez, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai certificar servidores públicos do DF em governança de serviços. Elaborado pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o curso Governança de Serviços será finalizado na sexta-feira (10), com uma aula magna.

No encerramento do curso, serão apresentados os projetos desenvolvidos ao longo da capacitação | Arte: CGDF

O evento ocorre das 14h às 18h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), no Setor Hospitalar Norte. A capacitação conta com a parceria da Escola de Governo do DF (Egov), que vai certificar 45 servidores de dez órgãos e entidades do DF atuantes em áreas diversas.

“É uma entrega inédita, e esses são os primeiros servidores que vão poder colocar em prática a governança de serviços por meio de dados de ouvidoria com base na metodologia que foi apresentada”Daniel Lima, controlador-geral do DF

A aula magna terá duas defesas de tese. A primeira terá o tema Ouvidoria, inovação e serviços, com o diretor-executivo de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da Biotic, Paulo Martins. O segundo tema, Inspirações e transformações: como podemos inovar em políticas públicas?, será desenvolvido pela coordenadora-geral da Unidade de Insights Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Marizaura Camões. Também haverá a apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo da capacitação e a entrega dos certificados de conclusão.

Capacitação

“Esse certificado é pioneiro em todo o Distrito Federal e também no Brasil”, ressalta o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “É uma entrega inédita, e esses são os primeiros servidores que vão poder colocar em prática a governança de serviços por meio de dados de ouvidoria com base na metodologia que foi apresentada. E o que isso significa? Que esses servidores estão capacitados a utilizar os dados que chegam por meio da ouvidoria para melhorar a gestão, desenvolvendo projetos com base nessas informações para trazer soluções inovadoras para a população.”

Com metodologia inédita desenvolvida pelas servidoras Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DF da CGDF, e Fernanda Oliveira, coordenadora de Inovação e Governança em Ouvidoria da CGDF, o curso foi totalmente desenvolvido em modelo de oficina, para que os participantes pudessem aprender com casos práticos, com atividades dinâmicas e tendo como foco as boas práticas de inovação.

“Quando melhoramos internamente, também entregamos melhores serviços para a sociedade”Cecília Fonseca, ouvidora-geral da CGDF

“Buscamos propor um novo olhar para repensar problemas públicos e trazer soluções para as pessoas, redesenhando serviços e também pensando em simplificação de processos internos, a fim de dar mais celeridade e transparência para o nosso trabalho – isso porque, quando melhoramos internamente, também entregamos melhores serviços para a sociedade”, explica Cecília Fonseca.

Estudo de caso

A metodologia do curso foi desenvolvida dentro do programa Mobiliza DF, financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) para incentivar a aceleração do ecossistema de inovação do governo. As mentorias para os participantes do Mobiliza DF foram feitas pela startup Wylinka, que pesquisa e adapta formas de desenvolver a inovação para o contexto brasileiro.

No último workshop do ciclo 2023 do Mobiliza DF, a CGDF apresentou a solução final de um estudo de caso realizado pela Ouvidoria-Geral na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). “Estamos muito orgulhosos desse projeto”, afirma a ouvidora-geral do DF. “No caso da Controladoria, a equipe foi toda composta por servidoras da própria CGDF. Além disso, nós pegamos um caso real, envolvendo um órgão do DF, e elaboramos uma solução real. Então, não é somente um protótipo: o nosso projeto foi concretizado”.

Caixa de ferramentas

Atualmente, a CGDF coordena o grupo de trabalho Atuação das Ouvidorias na Governança de Serviços e vai disponibilizar uma caixa de ferramentas com metodologias de inovação para redesenhar serviços com informação de ouvidoria específica para a Rede Nacional de Ouvidorias.

O objetivo é disseminar o modelo para todas as ouvidorias do Brasil por meio da Rede Nacional. A caixa de ferramentas está planejada para ser entregue até o final deste ano, após passar pela aprovação da assembleia da Rede Nacional.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...