Senador Alessandro propõe mais transparência em shows bancados com dinheiro público

Projeto de lei protocolado no Senado aperta regras para contratações artísticas por prefeituras e exige identificação de emendas parlamentares

Diante de sucessivos casos de contratações milionárias de shows em estados e municípios brasileiros, o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) protocolou um projeto de lei (PL 3364/2025) que impõe novas regras de transparência e controle para gastos públicos com eventos culturais. A proposta visa garantir o interesse público, prevenir abusos e assegurar a correta aplicação de recursos, especialmente aqueles oriundos de emendas parlamentares.

A iniciativa obriga a divulgação antecipada, com no mínimo 30 dias, das informações detalhadas sobre contratações de shows e eventos culturais, incluindo relatórios técnicos que justifiquem o interesse público e a compatibilidade dos valores com o mercado. Além disso, o projeto determina que todas as contratações sejam devidamente registradas no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), com identificação clara de fontes de financiamento, inclusive os parlamentares responsáveis por eventuais emendas.

“Precisamos garantir que os recursos públicos destinados à cultura cheguem de forma justa, transparente e compatível com a realidade de cada município. O que temos visto em diversas situações é uma distorção: shows milionários sem planejamento, muitas vezes financiados com emendas parlamentares, enquanto faltam investimentos em saúde e educação”, afirmou Alessandro.

O projeto também propõe que ao menos 50% dos valores anuais gastos com eventos culturais sejam reservados à contratação de artistas locais ou regionais, fortalecendo a cena cultural própria de cada território. A proposta ainda prevê a obrigatoriedade de consulta pública prévia e a possibilidade de realização de audiências públicas, para garantir maior participação da sociedade nas decisões.

“O objetivo não é restringir a cultura, mas qualificá-la. Precisamos de regras claras que fortaleçam os bons gestores e inibam os abusos. A população tem o direito de saber quanto está sendo pago, por que está sendo pago e qual o impacto esperado daquela contratação para a comunidade”, reforçou o senador.

A proposta de Alessandro Vieira respeita a autonomia de estados e municípios, mas estabelece diretrizes nacionais que favorecem a transparência, o controle social e o bom uso do dinheiro público. O texto já está em tramitação no Senado e deve ser analisado pelas comissões temáticas nas próximas semanas.

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...