Por Kleber Karpov
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) firmou, nesta quarta-feira (27), uma parceria inédita com a organização internacional ChildFund para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes contra a violência online. Esta é a primeira iniciativa do tipo entre entes federados no Brasil e servirá de referência para estados, municípios e até outros países, já que a ChildFund está presente em mais de 70 nações.
A parceria integra o programa de Letramento Antipedofilia da Sejus com as propostas de proteção digital da ChildFund. O resultado é um programa de combate à violência virtual que combina prevenção, capacitação e a criação de políticas públicas específicas para o DF.
O memorando, com duração inicial de 12 meses, prevê ações como cursos online para famílias e educadores, formação de conselheiros tutelares e o desenvolvimento de uma política distrital de proteção digital. A secretária Marcela Passamani destacou a importância da capacitação para a rede de proteção, já que, com aproximadamente 800 mil crianças no DF, muitas delas em situação de risco, é fundamental que os profissionais e famílias tenham ferramentas para agir de forma preventiva.
Mauricio Cunha, presidente administrativo da ChildFund, reforçou que o acordo vai além da proteção digital, pois une forças para fortalecer a educação digital e combater a pedofilia e outras formas de violência na internet.
A ChildFund é uma organização de desenvolvimento social que atua em programas de proteção e fortalecimento comunitário para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em 2024, a organização alcançou mais de 1 milhão de pessoas em nove estados brasileiros.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










