Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Promovido pela ABDE, evento deve reunir autoridades e especialistas para discutir financiamento do desenvolvimento

Por Kleber Karpov

Brasília deve sediar, entre os dias 1º e 2 de abril, a 11ª edição do Fórum do Desenvolvimento, um encontro nacional que debaterá o papel dos fundos públicos e dos instrumentos de fomento no financiamento do Brasil. Promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o evento a ser realizado na Arena do Banco do Brasil tem agendado a presença de autoridades, economistas e representantes dos setores público e privado. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Com o tema central “Da Arquitetura Financeira Internacional aos Fundos Públicos Nacionais: Caminhos para o Desenvolvimento”, o encontro buscará estratégias para otimizar o uso desses instrumentos. O foco será o financiamento de investimentos em áreas consideradas estratégicas, como infraestrutura, inovação e sustentabilidade.

A programação do fórum abordará também a sustentabilidade fiscal, a reforma tributária e o orçamento público. Outros tópicos incluem o financiamento da transição climática e a função dos fundos garantidores na ampliação do acesso ao crédito, considerando um cenário global de transformações tecnológicas e novas dinâmicas geopolíticas.

Participantes

A abertura do evento contará com a presença de lideranças do setor financeiro. Estão confirmadas as participações de Maria Fernanda Coelho, presidenta da ABDE e diretora do BNDES, e de Jochen Quinten, diretor da GIZ Brasil, instituição que representa a cooperação internacional alemã.

Também são esperados Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, e Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil. A lista de participantes inclui ainda representantes do Ministério da Fazenda, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Organização do evento

A realização do fórum é uma parceria com o Banco do Brasil, com apoio da Finep e patrocínio da Cooperação Alemã (GIZ). Durante os dois dias de programação, os painéis tratarão de desafios do desenvolvimento global, instrumentos de financiamento climático e a integração do Brasil ao comércio internacional.

O Sistema Nacional de Fomento

A ABDE, organizadora do evento, representa o Sistema Nacional de Fomento (SNF). Este sistema é composto por 35 instituições financeiras, incluindo bancos públicos federais e estaduais, bancos cooperativos, agências de fomento, a Finep e o Sebrae.

Juntas, as instituições do SNF atuam em todas as regiões do país e respondem por aproximadamente 70% do crédito destinado a investimentos no Brasil. Desempenham um papel estratégico no financiamento de projetos estruturantes e no apoio ao desenvolvimento sustentável.

Programação

 

Serviço: Fórum do Desenvolvimento ABDE 2026

Tema: Da Arquitetura Financeira Internacional aos Fundos Públicos Nacionais: Caminhos para o Desenvolvimento

Data: 1º de abril, das 8h30 às 18h, e 2 de abril, das 8h30 às 12h

Local: Arena do Banco do Brasil – Quadra 5, Lote B, SAUN, Asa Norte – Brasília (DF)

Inscrições: forumdodesenvolvimento.com.br

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...