DF avança para promover políticas de saúde a partir de evidências científicas

Boletim Epidemiológico Anual de 2026 orienta ações e revela dados sobre tuberculose, meningite e coqueluche

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, nesta quarta-feira (18/Mar), a edição de 2026 do Boletim Epidemiológico Anual (BEA) durante solenidade na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A publicação, já disponível na revista científica Comunicação em Ciências da Saúde, visa subsidiar a formulação de políticas públicas com base em dados científicos, aprimorando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças em um cenário de transição demográfica no DF.

Secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ressaltou a importância das evidências científicas para as políticas públicas. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Durante o evento, o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou a importância do estudo para balizar as decisões da gestão. Segundo o gestor, o Distrito Federal atravessa um período de transição epidemiológica, impulsionado por mudanças no perfil da população que exigirão novos planejamentos para atendimentos e financiamento do sistema. “Estamos diante do envelhecimento da população de maneira abrupta e o aumento da expectativa de vida”, explicou.

O secretário também mencionou os investimentos em tecnologia para aprimorar a coleta de evidências. A pasta tem distribuído tablets para Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e equipes de Consultório na Rua (eCR), além de adquirir novos programas e softwares para a tomada de decisões.

Da análise à ação no território

A subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Raquel Mesquita Alves, ressaltou que o boletim é uma ferramenta para converter informações em ações concretas que impactam diretamente a vida dos cidadãos. “Não estamos apenas discutindo dados. Estamos discutindo decisões que alteram trajetórias de vida”, afirmou.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Rodrigo Republicano, reforçou o papel estratégico do setor na proteção da população contra surtos e epidemias, muitas vezes por meio de ações que não são visíveis ao público. “As ações da vigilância muitas vezes não são vistas, mas são de extrema importância para que a saúde pública seja preservada”, acrescentou.

Responsável pela condução dos trabalhos, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Juliane Malta, celebrou a união entre epidemiologia, pesquisa e assistência na elaboração do documento. “Iniciativas como o BEA reafirmam um princípio fundamental da vigilância epidemiológica: a análise qualificada dos dados e a produção de evidências como base para orientar decisões e fortalecer as ações do SUS no território”, finalizou.

Indicadores do monitoramento

O boletim apresenta dados sobre a evolução de diversas doenças. Entre 2019 e 2024, a incidência de doença meningocócica registrou queda, passando de 0,74 para 0,16 casos a cada 100 mil habitantes. Em contrapartida, as meningites causadas por pneumococo aumentaram no mesmo período, subindo de 0,34 para 0,91 casos.

Em relação à coqueluche, a análise do período de 2006 a 2024 revelou que 61,2% dos casos ocorreram em crianças com menos de um ano de idade. O dado deve levar ao reforço de ações de saúde voltadas para este público específico.

O documento também emite um alerta sobre a tuberculose. Entre 2021 e 2023, a incidência da doença subiu de 10,1 para 13,4 para grupos de 100 habitantes. Simultaneamente, entre 2015 e 2023, a taxa de cura caiu de 72,2% para 53,7%, enquanto o índice de abandono do tratamento cresceu de 5,3% para 14,7%.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...