Por Kleber Karpov
A direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), deve realizar, nesta quinta-feira (13/Mar), o segundo turno da eleição da diretoria para a próxima gestão referente ao pleito 2025/2029.
De acordo com a entidade, as urnas devem ficar disponíveis nos hospitais regionais do DF, na sede do Sindate-DF, além de urnas volantes distribuídas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além das Policlínicas. O rito deve seguir as mesmas condições do primeiro turno das eleições, conforme divulgado previamente pelo Sindicato.
Para votar, neste segundo turno, o sindicalizado deve portar, documento de identificação com foto.
Confira os locais de votação:
Votações
Disputado em chapa única, de acordo com divulgação por parte da Comissão Eleitoral do pleito 2025/2029 do Sindate-DF, apuração do primeiro torno, realizada na segunda-feira (10/Mar), a Chapa 1 recebeu um total de 392 votos equivalente a 92% dos 422 votos válidos totalizados na eleição, 8% dos eleitores votaram em branco, com a soma de 30 votos.
Segundo turno
Segundo a Comissão eleitoral, embora com “uma participação significativa”, o pleito em primeiro turno, seguiu “a tendência das eleições anteriores, onde também não se atingiu o número mínimo de votantes no primeiro turno”. Quadro esse que impõe, de acordo com as normas estatutárias do Sindate-DF, a realização do segundo turno.
“Embora tenha havido uma participação significativa, o quórum necessário para validar o pleito não foi alcançado, o que segue a tendência das eleições anteriores, onde também não se atingiu o número mínimo de votantes no primeiro turno. Com isso, a eleição segue para o segundo turno, que ocorrerá no dia 13 de março, oferecendo uma nova oportunidade para a categoria participar e validar a eleição.”, apontou a Comissão Eleitoral.