26.5 C
Brasília
17 mar 2025 11:06

Infecção urinária pode gerar complicações graves na gestação

Dentre elas estão parto prematuro, infecção renal e até sepse materna e neonatal

Por Jurana Lopes

Ao descobrir uma gestação, a mulher precisa redobrar os cuidados com a saúde e iniciar o quanto antes o acompanhamento com as consultas de pré-natal. Uma intercorrência muito comum entre as mulheres, que pode ocorrer na gravidez, a infecção urinária gera preocupação entre os obstetras e acende um sinal de alerta das futuras mamães.

A mulher está mais propensa a desenvolver infecção urinária durante a gravidez por conta das mudanças naturais do período gestacional, incluindo anatomia e volume abdominal.
Durante a gravidez, há uma espécie de dilatação do sistema urinário e isso favorece a ocorrência de estase urinária (a urina fica parada, acumulada). É necessário agir rapidamente, pois as bactérias se proliferam e causam infecção urinária, além de aumentar o risco de parto prematuro.

Dra Kheylla Gonzales – Foto: Igesdf

“A infecção do trato urinário tem o potencial de promover complicações graves, como prematuridade e sepse materna e neonatal. Cerca de 30% das gestantes podem apresentar infecção sem sintomas e, se não tratadas, evoluem para formas mais graves”, alerta a ginecologista e obstetra do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Kheylla Gonzales.

Quando não tratada, a infecção urinária pode causar: aborto espontâneo; bebês podem desenvolver doenças respiratórias, como asma e pneumonia; infecção renal; parto prematuro; risco de mortalidade neonatal; e sepse (com risco de óbito).

Segundo a especialista, o indicado é manter uma alimentação saudável, ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, não esperar muito tempo para ir ao banheiro, com intervalos entre 2h ou 3h no máximo, evitar a utilização de duchas vaginais. Além disso, realizar a higiene íntima de maneira correta, sempre da frente para trás. Após evacuar, o indicado é tomar banho para fazer a limpeza completa da área.

Os principais sintomas de infecção urinária na gravidez são: desconforto abdominal; dor ou queimação ao urinar; febre baixa; frequente necessidade de urinar, mesmo que a bexiga não esteja cheia; presença de sangue na urina; sensação de não esvaziamento da bexiga após ir ao banheiro.

Importância do pré-natal

De acordo com Kheylla Gonzales, o mais importante mesmo é ir ao pré-natal, além dos cuidados gerais com a saúde e higiene íntima. “Ir às consultas e fazer os exames, porque dentro do cronograma da gestante, a gente tem os exames que a gente já faz de rotina.

Então, se ela tiver dentro da taxa das pacientes que não vão sentir nenhuma queixa urinária, mas pode estar com a bactéria causadora da infecção urinária, conseguimos identificar e fazer o tratamento precoce. Por isso, é tão importante ela estar em acompanhamento médico mesmo”, explica.

A ginecologista e obstetra destaca que nos casos de pré-natal de baixo risco o Ministério da Saúde (MS) recomenda um número mínimo de seis consultas, intercaladas entre profissionais médicos e enfermeiros, com início precoce (primeira consulta deve ocorrer no primeiro trimestre, até a 12ª semana gestacional).

O início oportuno do pré-natal é essencial para intensificar a relação entre a equipe e as gestantes, auxiliar no diagnóstico precoce de alterações, realização de intervenções adequadas e identificação de expectativas em relação à gestação.

“As consultas de pré-natal devem ser mensais, até a 28ª semana gestacional; quinzenais: até a 36ª semana e semanais, a partir da 36ª semana até o parto. Porém, no pré-natal de alto risco, as consultas podem ocorrer semanalmente, a depender da gravidade da paciente”, conclui.

Caesb publica edital de concurso público

O edital para a realização do concurso da Companhia...

Fiscalização autua 80 condutores alcoolizados no fim de semana

De sexta-feira (14) à madrugada desta segunda (16), o...

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Por Daniella Almeida e Wellton Máximo  O prazo de entrega...

Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

Por Daniella Almeida e Gilberto Costa O ex-presidente Jair Bolsonaro...

Semana da Mulher na CLDF começa na próxima segunda-feira (17)

Por Christopher Gama De 17 a 20 de março, a...

18 anos: Rio de Janeiro amplia faixa etária para vacinação contra a dengue

Por Douglas Corrêa A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do...

Festival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos do FAC

Por Adriana Izel A cidade de Sobradinho vai respirar cultura entre...

DF inica semana com mais de 700 vagas de emprego

Por Thaís Umbelino As agências do trabalhador do Distrito Federal disponibilizam,...

Destaques

Caesb publica edital de concurso público

O edital para a realização do concurso da Companhia...

Fiscalização autua 80 condutores alcoolizados no fim de semana

De sexta-feira (14) à madrugada desta segunda (16), o...

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Por Daniella Almeida e Wellton Máximo  O prazo de entrega...

Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

Por Daniella Almeida e Gilberto Costa O ex-presidente Jair Bolsonaro...

Semana da Mulher na CLDF começa na próxima segunda-feira (17)

Por Christopher Gama De 17 a 20 de março, a...