Por Kleber Karpov
A direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), publicou na última semana, convocação das eleições para escolha dos representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) para o período de 2025/2029. As eleições devem ocorrer na segunda-feira (10/03).
Segundo publicação do Sindate-DF, os associados devem contar com urnas fixas nos hospitais regionais e na sede do sindicato, além de urnas volantes em algumas UBS’s, UPAs e POLICLÍNICAS. Para participar das eleições, os sindicalizados devem apresentar documento de identificação com foto.

Conquistas

A atual gestão acumula conquistas à categoria, ao longa das últimas gestões, a exemplo da criação e da reestruturação da carreira de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), por parte do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e ainda a concessão de 15% de reajuste salarial aos técnicos em Enfermagem, essa última, com lei sancionada por Rocha em 22 de outubro de 2024.
Vale ponderar que a categoria conta com uma força de peso relevante, por contar com o distrital, Jorge Vianna, egresso da categoria e do Sindate-DF, com assento na Câmara Legislativa do DF (CLDF). O parlamentar, atualmente, se encontra em segundo mandato, considerado, por profissionais de saúde, de extrema relevância, às demandas não apenas dos auxiliares e técnicos em Enfermagem, mas dos servidores da Saúde, em decorrência da boa interlocução com o governo.
Vitórias essas que podem ser a ‘força-motriz’ para levar à categoria com eleições com chapa única.

Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.