Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta sexta-feira (03/Out) à tarde, a notificação do segundo caso suspeito de intoxicação por metanol, feita pela Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia. Trata-se de um homem de 47 anos, residente em Goiás. Ele já foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). O primeiro caso notificado, nesta quinta (02/Out), é de um paciente de 34 anos internado no hospital DF Star. Em nenhuma das duas situações há, porém, confirmação de se tratar efetivamente de intoxicação por metanol.
Definição de suspeita
Os dois casos cumprem os critérios de definição de caso suspeito, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde. É considerado suspeito o paciente com histórico de ingestão de bebidas alcoólicas que apresente, após 12 horas da ingestão, a persistência ou piora de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: embriaguez acompanhada de desconforto gástrico, quadro de gastrite ou manifestações visuais, incluindo visão turva, borrada, escotomas (pontos cegos na visão) ou alterações na acuidade visual.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, enfatizou que “o Governo do Distrito Federal (GDF) está tomando todas as medidas necessárias”, e as unidades da pasta estão preparadas para atender eventuais ocorrências. A orientação é procurar um dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques, explicou que “a embriaguez, em geral, não tem mais sintomas em 12 horas. Se passar das 12 horas ou houver sintomas específicos, como dor abdominal ou alterações de acuidade visual, o caso pode ser considerado suspeito”.
Conforme a secretária-executiva, os profissionais de saúde oferecem o tratamento padronizado aos pacientes com sintomas de embriaguez, como hidratação. Se o quadro clínico indicar a possibilidade de intoxicação, já existem protocolos definidos para o atendimento, como a realização de exames complementares como a gasometria arterial. Todos os hospitais da SES-DF e as Unidades de Pronto Atendimento estão prontos para eventuais casos suspeitos.
Vigilância e prevenção
A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), vinculada à SES-DF, também ampliou as ações, realizadas em parceria com outros órgãos do GDF, como a Polícia Civil, Polícia Militar e DF Legal. “A Vigilância Sanitária age de maneira preventiva, visando a segurança da população”, acrescenta o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins.
Profissionais de saúde, tanto de unidades da rede privada quanto da rede pública, podem contar com apoio 24 horas do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Distrito Federal e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), unidades da Secretaria de Saúde com servidores aptos a tirar dúvidas e registrar as ocorrências.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










