18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:24

Saúde capacita profissionais de CAPS em economia solidária para promover inclusão social

Iniciativa da SES-DF em parceria com a Fiocruz visa fortalecer a autonomia de usuários da saúde mental

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em uma parceria estratégica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), capacitou cerca de 50 profissionais da rede pública para integrar a economia solidária aos serviços de saúde mental. O curso “Saúde Mental e Economia Solidária: tecendo redes de promoção da vida no DF” visa promover a inclusão social e fortalecer o protagonismo de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) por meio do trabalho e da geração de renda. A formação contou com a participação do sanitarista Paulo Amarante, um dos idealizadores da Reforma Psiquiátrica no Brasil. 

Com duração de quatro meses, o curso preparou os profissionais para apoiar os usuários na criação de empreendimentos coletivos e autogeridos, como associações e cooperativas. A iniciativa busca consolidar o trabalho como uma poderosa ferramenta terapêutica, alinhada às diretrizes da Reforma Psiquiátrica, que preconiza o cuidado em liberdade e o resgate da cidadania.

“A ideia é que com essas iniciativas possamos profissionalizar e instrumentalizar os usuários dos Caps para produzir peças e que possam permitir a geração de renda. Esse curso aborda temas como o associativismo, o cooperativismo e buscará instrumentalizar para que a produção possa virar uma fonte de renda, o que é excelente porque ajuda na autonomia e na reabilitação psicossocial”, aponta a subsecretária de Saúde Mental (Susam), Fernanda Falcomer.

Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental do DF – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Protagonismo e cidadania

A economia solidária é apresentada no projeto como uma estratégia fundamental na reabilitação psicossocial. Para o pesquisador Paulo Amarante, a iniciativa representa uma inovação no cuidado a uma população vulnerável.

“As pessoas que utilizam o serviço têm problemas sociais graves, muitas vezes em situações de vulnerabilidade, não têm formação. Então, além de uma nova forma de cuidado em saúde e liberdade, é também constituir outras possibilidades de organização da vida. Essa pessoa precisa ter uma geração de renda e não só no sentido de dar um emprego, é uma questão de sociabilidade”, ressaltou Amarante.

Paulo Amarante, pesquisador sênior da Fiocruz e presidente da Abrasme – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A troca de experiências entre os serviços também é um dos pilares do projeto. Adriana Câmara, gerente do Caps AD de Santa Maria e uma das participantes, destaca que a medida fortalece toda a rede.

“Nas outras regiões, às vezes tem algum serviço que já está dando certo e podemos implementar, ou a gente tem dicas de como fazer e repassamos. Isso é essencial para oferecermos um atendimento com cada vez mais qualidade”, afirma.

A supervisora do Caps III de Samambaia, Juliana Neves Batista, reforça que a inclusão por meio do trabalho promove cidadania. “Tem muitos usuários que possuem renda, têm dificuldade de se reinserir. Tendo um curso que viabilize isso é muito bom porque eles conseguem ter essa desenvoltura”, ressalta.

Reintegração social

A gerente de Desinstitucionalização da SES-DF, Jamila Zgiet, explica que a reabilitação psicossocial busca a superação da vulnerabilidade e a participação ativa na sociedade. “Além dos atendimentos clínicos, estamos investindo também na parte mais prática para que os serviços consigam ajudar os usuários e familiares a desenvolver empreendimentos de economia solidária, com atividades como artesanato, pintura, horta, iniciativas já realizadas nos Caps”, detalha.

A ação se soma a outros projetos da SES-DF em conjunto com a Fiocruz, como o Libertarte, que oferece oficinas criativas aos pacientes dos Caps. A iniciativa, que conta com oficineiros dedicados a atividades artísticas e de produção, qualifica e amplia o que já é realizado nos 18 centros que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...