21.5 C
Brasília
20 jan 2026 21:13

Saúde alerta contra mitos do sarampo e reforça vacinação como única proteção

Desinformação sobre autismo e curas caseiras persiste e coloca a saúde coletiva em risco

Por Kleber Karpov

Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta para os perigos da desinformação sobre o sarampo, reforçando que a vacinação é a única forma de proteção eficaz contra a doença, que voltou a circular no Brasil devido à queda na cobertura vacinal. O alerta combate mitos persistentes que circulam nas redes sociais, como a falsa associação da vacina ao autismo e a crença em tratamentos caseiros.

Garantia de proteção para toda a comunidade: Tereza Luiza Pereira reforça que a única forma de evitar o sarampo é manter a caderneta atualizada. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

A desinformação em saúde representa um dos maiores desafios para as autoridades sanitárias. Crenças sem base científica, como o uso de chás e banhos para curar o sarampo, colocam vidas em risco ao adiar a busca por tratamento adequado.

“Enquanto a pessoa perde tempo com soluções que não funcionam, continua circulando em ambientes como escolas, trabalhos e transportes públicos, transmitindo a doença para mais pessoas. O correto é procurar imediatamente uma unidade de saúde”, afirma Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF.

Mito do autismo

Uma das narrativas falsas mais duradouras é a associação da vacina tríplice viral ao autismo. Essa ideia teve origem em um estudo fraudulento de 1998, conduzido pelo médico britânico Andrew Wakefield e publicado na revista The Lancet. O trabalho fez uso de dados manipulados e foi, posteriormente, desmentido e retirado da publicação. O autor perdeu sua licença médica.

Apesar da retratação e de inúmeras pesquisas comprovarem o contrário, o mito persiste. “É importante reforçar: vacinas não causam autismo. Diversos estudos científicos em larga escala comprovam de forma consistente a segurança dos imunizantes”, alerta Tereza Luiza Pereira.

Sarampo pode matar

Ao contrario da percepção de ser uma doença inofensiva, segundo indica a SES-DF, o sarampo é altamente contagioso, pode levar a complicações graves a exemplo de pneumonia e encefalite e causar até à morte. Os principais sintomas da doença incluem febre alta, manchas vermelhas na pele (exantema), coriza e conjuntivite.

“O sarampo não é uma doença inofensiva, um mito que muitas pessoas pensam. Ele pode levar à morte, especialmente em crianças menores de um ano, pessoas imunodeprimidas e gestantes. Além disso, pode deixar sequelas graves, como a surdez infantil”, explica a especialista.

Tereza Luiza lembrou ainda a eliminação da doença que, no Brasil ocorreu em 2016. Porém, com a queda nas taxas de vacinação, o sarampo acabou por retornar ao país. “Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve colocar máscara e procurar imediatamente o serviço de saúde. Não existe chá, banho ou remédio caseiro que substitua a atenção médica”, reforça a gerente.

Fonte: SMBSC

Vacinação no DF

Em 2024, foram aplicadas 84,9 mil doses da vacina tríplice viral no Distrito Federal. Em 2025, até 6 de setembro, foram registradas 66,3 mil aplicações. A cobertura vacinal em crianças de 1 ano de idade, em 2024, alcançou 97,2% para a primeira dose e 88,3% para a segunda. Em 2025, os números parciais são de 92,7% para a primeira dose e 82,6% para a segunda.

A vacina tríplice viral está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Manter a caderneta em dia é a forma mais segura de proteger a si mesmo e toda a comunidade. Não caia em fake news. Vacinar é um ato de cuidado, responsabilidade e amor à vida.”




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Coleta de leite humano no DF fica abaixo da meta em 2025

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

Escola Superior de Ciências da Saúde alcança nota máxima no curso de Medicina

Por Kleber Karpov A Escola Superior de Ciências da Saúde...

MEC aplica sanções contra cursos de medicina com baixo desempenho no Enamed

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) apresentou (19/Jan),...

Prazo para retirada do Cartão Uniforme Escolar termina em 21 de janeiro

Por Kleber Karpov Responsáveis por estudantes da rede pública de...

Hospital de Base recebe novos equipamentos para serviço de hemodinâmica

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

IGESDF abre seleção para médico pediatra com salário de R$ 18,1 mil

Por Kleber Karpov A direção do Instituto de Gestão Estratégica...

Procon-DF autua 27 escolas particulares por irregularidades em listas de materiais

Por Kleber Karpov O Procon-DF autuou (19/Jan) 27 das 30...

Destaques

Coleta de leite humano no DF fica abaixo da meta em 2025

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

Escola Superior de Ciências da Saúde alcança nota máxima no curso de Medicina

Por Kleber Karpov A Escola Superior de Ciências da Saúde...

Haddad desmente matéria do Estadão sobre ultimato ao GDF para realizar aporte no BRB de R$ 4 bilhões

Por Kleber Karpov O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou...

MEC aplica sanções contra cursos de medicina com baixo desempenho no Enamed

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) apresentou (19/Jan),...

Prazo para retirada do Cartão Uniforme Escolar termina em 21 de janeiro

Por Kleber Karpov Responsáveis por estudantes da rede pública de...