20.5 C
Brasília
06 dez 2025 21:23

São Paulo inicia vacinação de gestantes contra vírus sincicial respiratório

Imunização previne formas graves de bronquiolite em recém-nascidos e está disponível na rede pública para grávidas a partir da 28ª semana

Por Kleber Karpov

A prefeitura de São Paulo começou a oferecer, neste sábado (06/Dez), a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para mulheres a partir da 28ª semana de gestação. A iniciativa tem o objetivo de transferir anticorpos ao feto e garantir proteção imediata ao bebê contra infecções respiratórias graves nos primeiros meses de vida.

O serviço está disponível aos sábados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h. Nos dias úteis, a aplicação ocorre nas UBSs, no mesmo horário. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante da idade gestacional.

A disponibilidade das doses e a localização das unidades podem ser verificadas nas plataformas digitais da prefeitura, como o “Olho na Fila” e o “Busca Saúde”.

Impacto na saúde infantil

O VSR é o agente causador de aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças com menos de dois anos. Dados do Ministério da Saúde indicam que a vacinação materna possui eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves em bebês até os 90 dias após o nascimento.

“A implementação dessa vacina é muito importante para a saúde dos bebês menores de seis meses. Vacinar a gestante garante a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, quando são mais vulneráveis e podem desenvolver formas graves da doença”, disse Mariana Araújo, coordenadora de Vigilância em Saúde.

Orientações adicionais

A administração municipal alerta para a importância de aproveitar a ida à unidade de saúde para atualizar a imunização contra influenza e covid-19, visto que a vacina contra o VSR pode ser aplicada simultaneamente.

O imunizante, que na rede privada pode custar até R$ 1,5 mil, é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação das autoridades sanitárias é a aplicação de dose única a cada nova gestação, sem restrição de idade para a mãe.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Ação leva serviços de saúde e cidadania a moradores do Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Herdeiros da família Caiado mantêm ocupação em área quilombola em Santo Antônio do Descoberto e descumprem decisão do STF

Por Kleber Karpov Mesmo com determinação do Supremo Tribunal Federal...

Ministro da Saúde lança vacinação contra vírus sincicial respiratório em São Paulo

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou...

GDF avança na reforma do Estádio Augustinho Lima com novo sistema de drenagem

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) executa...

Governador Ibaneis Rocha sanciona mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ceilândia

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...