Por Kleber Karpov
O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) de São Paulo confirmou, no sábado (27/Set), o registro de duas mortes por intoxicação por metanol no estado desde junho. As vítimas são de São Bernardo do Campo e da capital paulista. No total, seis casos de intoxicação pela substância foram confirmados, e outros dez permanecem sob investigação na capital por suspeita de consumo de bebida contaminada.
A situação levou a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a emitir um alerta nacional na sexta-feira (26/Set). O órgão federal considerou os casos fora do padrão, devido à ocorrência em um curto período e à associação com a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas em ambientes sociais, como bares.
Alerta federal
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas, unidade de referência em toxicologia, notificou o governo federal sobre nove casos nos últimos 25 dias. Segundo a Senad, o perfil das intoxicações é inédito, pois anteriormente os registros estavam ligados ao consumo deliberado de combustíveis por populações vulneráveis. “A ingestão se deu em cenas sociais de consumo alcoólico, incluindo bares, e com diferentes tipos de bebida, como gin, whisky, vodka, entre outros”, informou a secretaria.
A Senad alertou para o risco de “surtos epidêmicos” com alta taxa de letalidade, exigindo uma resposta rápida das autoridades sanitárias. Em nota, o CVS recomendou que estabelecimentos comerciais redobrem a atenção com a procedência dos produtos e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo e selo fiscal.
O que é metanol
O metanol é um álcool industrial tóxico, utilizado como solvente e na fabricação de combustíveis, plásticos e tintas. A substância, que é líquida, incolor e inflamável, não pode ser destinada ao consumo humano. Sua ingestão, mesmo em pequenas doses, tem grande potencial de intoxicação e pode levar à morte.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










