25.5 C
Brasília
07 mar 2026 14:56

Sandro Vieira, braço direito da deputada Celina Leão, é exonerado

Por Lilian Tahan

Braço direito da deputada distrital Celina Leão (PPS), o secretário legislativo Sandro de Morais Vieira foi exonerado, a pedido, nesta terça-feira (30/8). Com salário de R$ 12 mil, o servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) cedido à Câmara Legislativa foi nomeado para um cargo de menor expressão, de assessor, com vencimentos de R$ 6.666,22.

A exoneração acontece um dia após Sandro prestar depoimento no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Ele é acusado por uma testemunha que não quer se identificar de ter retirado computadores da Casa um dia antes da Operação Drácon. No dia 23/8, promotores e policiais civis estiveram na sede do Legislativo local para apreender documentos e equipamentos.

A ação foi feita após a divulgação de grampos da deputada Liliane Roriz (PTB), que denuncia um suposto esquema de cobrança de propina pelos parlamentares, capitaneados por Celina, para a destinação de emendas.

Diário

Pessoa influente, de total confiança de Celina, Sandro também foi fiel escudeiro da ex-deputada Eurídes Brito, que acabou alijada da carreira política após ser filmada por Durval Barbosa enfiando maços de dinheiro fruto de corrupção, na bolsa. Em 2005, na CPI da Educação, Sandro chegou a ser indiciado por indícios de sonegação fiscal e crimes contra a ordem tributária.
A exoneração co cargo deve acelerar os planos de Sandro de deixar a capital do país. Ele tem prestado concursos em outros estados para o cargo de tabelião (dono de cartório). Em um dos certames passou em sexta colocação.

Outras exonerações de pessoas ligadas a Sandro estão a caminho. Entre elas, especula-se que também vão deixar seus cargos o procurador-geral da Casa, Severino Cazajeiras, e o chefe da Polícia Legislativa, Mário Gomes da Nóbrega.

Fonte: Metrópoles

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Destaques

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CNU 2025: prazo para convocado do Concurso Público confirmar interesse em vaga começa neste sábado (7)

Por Kleber Karpov O prazo para 102 candidatos convocados na...

MS leva unidades móveis do Agora Tem Especialistas às áreas afetadas por chuvas em Minas Gerais

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...