19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:54

RenovaDF forma 1,5 mil alunos e Feirão do Trabalhador oferta 4,2 mil vagas

Cerimônia no Eixo Monumental marca encerramento de ciclo de capacitação e início de evento de empregabilidade

Por Kleber Karpov

A formatura de 1,5 mil alunos do terceiro ciclo de 2025 do programa RenovaDF ocorreu nesta segunda-feira (24), em cerimônia conjunta com a inauguração do Feirão do Trabalhador, no Eixo Monumental. O evento, que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) e da vice-governadora Celina Leão (Progressistas), celebrou a recuperação de 161 equipamentos públicos e anunciou a disponibilização de 4,2 mil vagas de emprego para a população do Distrito Federal.

O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância social do programa de qualificação, que alia o aprendizado prático à conservação de espaços urbanos. Durante a solenidade, o chefe do Executivo distrital confirmou a continuidade da iniciativa e o lançamento de novas turmas.

“Dá orgulho ver o que vocês fazem nas ruas do Distrito Federal, a transformação das nossas cidades e o carinho da população ao receber as equipes do Renova. Tudo isso mostra a integração do grupo e a vontade de continuar ajudando. E quero deixar claro que vamos continuar. Estamos lançando mais um ciclo do Renova para qualificar mais pessoas que estarão com vocês nessa caminhada”, afirmou Ibaneis Rocha.

A vice-governadora Celina Leão dirigiu-se aos formandos com foco na perseverança e na busca pela inserção no mercado de trabalho. Ela incentivou os alunos a aproveitarem a estrutura montada no local para buscar colocações imediatas.

“Não parem de se qualificar e de irem atrás de uma oportunidade. Saindo da formatura hoje, não deixem de passar nos estandes para serem empregados. Não desistam”, disse Celina Leão.

Oportunidades de emprego

O Feirão do Trabalhador, inaugurado na mesma ocasião, funciona como um ponto de conexão entre empresas contratantes e profissionais em busca de recolocação. A estrutura, localizada entre a Biblioteca Nacional e o Sesi Lab, permanece disponível até a próxima sexta-feira (28). Além das vagas de emprego, o espaço oferece serviços de orientação profissional, elaboração de currículos e encaminhamentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, detalhou a dimensão do evento e dos programas de qualificação e formação profissional, com objetivo de reduzir o desemprego na capital. Isso ao relembrar as 4.232 vagas de trabalho disponibilizadas ao longo do feirão.

“Aqui também faremos vários eventos: um deles é a formatura do Renova, com mais de 1,6 mil alunos. Amanhã é o lançamento com mais de duas mil vagas do próximo ciclo. Já são mais de 12 mil oportunidades de qualificação profissional em todo o DF. O nosso objetivo é que a pessoa possa vir, fazer seu cadastro, sentar em frente aos recrutadores de mais de 65 empresas e ser contratada. Queremos que, no Natal, vocês já passem com o primeiro salário na conta”.

Inclusão produtiva

O RenovaDF se destaca pela política de inclusão, atendendo públicos vulneráveis como pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema prisional. O programa não impõe limite de idade, o que permite a requalificação de trabalhadores mais experientes.

João Pedro Filho, de 66 anos, celebrou a conclusão do curso e destacou a abertura do mercado para diferentes faixas etárias. “Eu já sou aposentado, mas indico às pessoas mais jovens que procurem o Renova, porque eles vão se dar bem. A oportunidade abre mais um campo de trabalho para quem está em busca”, relatou.

Maria do Socorro Miranda, de 74 anos, também recebeu o certificado. A aposentada enfatizou que a idade não deve ser um barreira para o aprendizado e para a atividade laboral. “Foi tudo com sucesso, positivamente. Eu já estava querendo trabalhar e gostei muito. Foi tudo maravilhoso. Eu pintava, limpava, tirava os arames… Enfim, fazia de tudo. Eu tirei dez na prova. A idade não é um problema e eu vou continuar trabalhando”, disse.

O programa já alcançou 30 regiões administrativas desde 2021, com a qualificação de cerca de 30 mil estudantes. O quarto ciclo de 2025 tem previsão de início ainda em novembro, com a expectativa de atender aproximadamente dois mil novos alunos.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...