Por Kleber Karpov
A formatura de 1,5 mil alunos do terceiro ciclo de 2025 do programa RenovaDF ocorreu nesta segunda-feira (24), em cerimônia conjunta com a inauguração do Feirão do Trabalhador, no Eixo Monumental. O evento, que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) e da vice-governadora Celina Leão (Progressistas), celebrou a recuperação de 161 equipamentos públicos e anunciou a disponibilização de 4,2 mil vagas de emprego para a população do Distrito Federal.
O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância social do programa de qualificação, que alia o aprendizado prático à conservação de espaços urbanos. Durante a solenidade, o chefe do Executivo distrital confirmou a continuidade da iniciativa e o lançamento de novas turmas.
“Dá orgulho ver o que vocês fazem nas ruas do Distrito Federal, a transformação das nossas cidades e o carinho da população ao receber as equipes do Renova. Tudo isso mostra a integração do grupo e a vontade de continuar ajudando. E quero deixar claro que vamos continuar. Estamos lançando mais um ciclo do Renova para qualificar mais pessoas que estarão com vocês nessa caminhada”, afirmou Ibaneis Rocha.
A vice-governadora Celina Leão dirigiu-se aos formandos com foco na perseverança e na busca pela inserção no mercado de trabalho. Ela incentivou os alunos a aproveitarem a estrutura montada no local para buscar colocações imediatas.
“Não parem de se qualificar e de irem atrás de uma oportunidade. Saindo da formatura hoje, não deixem de passar nos estandes para serem empregados. Não desistam”, disse Celina Leão.
Oportunidades de emprego
O Feirão do Trabalhador, inaugurado na mesma ocasião, funciona como um ponto de conexão entre empresas contratantes e profissionais em busca de recolocação. A estrutura, localizada entre a Biblioteca Nacional e o Sesi Lab, permanece disponível até a próxima sexta-feira (28). Além das vagas de emprego, o espaço oferece serviços de orientação profissional, elaboração de currículos e encaminhamentos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, detalhou a dimensão do evento e dos programas de qualificação e formação profissional, com objetivo de reduzir o desemprego na capital. Isso ao relembrar as 4.232 vagas de trabalho disponibilizadas ao longo do feirão.
“Aqui também faremos vários eventos: um deles é a formatura do Renova, com mais de 1,6 mil alunos. Amanhã é o lançamento com mais de duas mil vagas do próximo ciclo. Já são mais de 12 mil oportunidades de qualificação profissional em todo o DF. O nosso objetivo é que a pessoa possa vir, fazer seu cadastro, sentar em frente aos recrutadores de mais de 65 empresas e ser contratada. Queremos que, no Natal, vocês já passem com o primeiro salário na conta”.
Inclusão produtiva
O RenovaDF se destaca pela política de inclusão, atendendo públicos vulneráveis como pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema prisional. O programa não impõe limite de idade, o que permite a requalificação de trabalhadores mais experientes.
João Pedro Filho, de 66 anos, celebrou a conclusão do curso e destacou a abertura do mercado para diferentes faixas etárias. “Eu já sou aposentado, mas indico às pessoas mais jovens que procurem o Renova, porque eles vão se dar bem. A oportunidade abre mais um campo de trabalho para quem está em busca”, relatou.
Maria do Socorro Miranda, de 74 anos, também recebeu o certificado. A aposentada enfatizou que a idade não deve ser um barreira para o aprendizado e para a atividade laboral. “Foi tudo com sucesso, positivamente. Eu já estava querendo trabalhar e gostei muito. Foi tudo maravilhoso. Eu pintava, limpava, tirava os arames… Enfim, fazia de tudo. Eu tirei dez na prova. A idade não é um problema e eu vou continuar trabalhando”, disse.
O programa já alcançou 30 regiões administrativas desde 2021, com a qualificação de cerca de 30 mil estudantes. O quarto ciclo de 2025 tem previsão de início ainda em novembro, com a expectativa de atender aproximadamente dois mil novos alunos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










