Por Kleber Karpov
O projeto “IA nas Escolas” foi iniciado na segunda-feira (20/Out) no galpão anexo ao Planetário de Brasília. A iniciativa, promovida pelo Instituto Integra Mais Um com apoio de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), transforma o local em um ambiente interativo para o aprendizado prático sobre inteligência artificial (IA). O evento, que segue até 19 de novembro, visa promover a inclusão digital de estudantes e do público em geral.
Durante o período da exposição, o projeto receberá aproximadamente 1.600 alunos da rede pública de ensino. Para esses estudantes, a participação inclui a garantia de transporte e lanches gratuitos, facilitando o acesso às atividades de inovação.

Aos fins de semana, o espaço também estará aberto para a comunidade. O local funciona de terça-feira a domingo, das 7h30 às 19h. O Planetário manterá sessões na cúpula às 18h, de terça a sexta-feira, e às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h nos fins de semana e feriados.
“Não basta apenas falar sobre inteligência artificial; precisamos garantir que os estudantes da nossa rede pública tenham contato direto e prático com essas ferramentas”, ressalta o titular da Secti-DF, Rafael Vitorino.
“Queremos despertar a curiosidade, aproximar a inteligência artificial do cotidiano e inspirar novas gerações a enxergarem a inovação como caminho de aprendizado, carreira e impacto social”, resumiu Paiva.
A programação do “IA nas Escolas” oferece o Museu da História da IA, uma exposição de NFTs e um quiz interativo. Os visitantes também podem acessar uma área gamer e experiências de realidade virtual.
Complementam a agenda palestras com o curador do projeto, Clark Paiva, que abordará os impactos e as possibilidades da tecnologia. As escolas interessadas em participar podem realizar o agendamento da visita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 98594-9556.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










