Por Kleber Karpov
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Jardins Mangueiral implementou o “Encontro HiperDIA” para facilitar o acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes diretamente nos condomínios. A iniciativa é conduzida pela Equipe Safira, todas as terças-feiras, visando oferecer atendimento ágil, fortalecer o vínculo comunitário e garantir o controle das doenças crônicas através de aferições e renovação de receitas.
O médico de família e comunidade, Sérgio Leuzzi, explica que o formato foi pensado para se adaptar à rotina dos moradores e complementar o acompanhamento regular. “A proposta é oferecer um encontro rápido, mas que mantenha o paciente acompanhado e seguro. Ele faz suas aferições, renova receitas e recebe orientações na hora. É um cuidado simples, mas essencial, que não substitui a consulta médica, e sim complementa o acompanhamento regular”.
Os atendimentos do HiperDIA ocorrem das 14h às 17h, em sistema de rodízio semanal. A ação contempla as quatro quadras da região: Quadra 1 (Jardins dos Muricis), Quadra 2 (Jardins dos Buritis), Quadra 3 (Jardins dos Ipês) e Quadra 4 (Jardins dos Jacarandás). As datas podem ser consultadas na UBS 1, com os síndicos ou nos grupos de WhatsApp.

A equipe multiprofissional é composta por médico, enfermeira, duas técnicas de enfermagem e dois Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Juntos, eles realizam cerca de 100 atendimentos mensais.
Moradora da Quadra 1, Thais Araújo, 51 anos, participou do encontro com a mãe e elogiou a iniciativa. “Conheci o grupo pelo whatsapp do condomínio e achei a ideia maravilhosa. Minha mãe tem quase 80 anos e algumas limitações físicas. Trazer o atendimento até aqui faz toda a diferença. É um gesto de acolhimento, mostra que a UBS realmente está cuidando da gente de forma próxima e atenciosa”.
Localizado na Região Administrativa do Jardim Botânico, o Jardins Mangueiral possui um perfil populacional ativo. A enfermeira da equipe, Bruna Brasil, aponta que a estratégia tem alcançado pacientes que não procuravam a unidade de saúde.
“Temos conseguido alcançar pacientes que há tempos não procuravam o serviço de saúde, muitos com receitas vencidas ou exames atrasados. Além disso, o retorno da comunidade tem sido muito positivo, mostrando que essa estratégia realmente aproxima o cuidado da realidade dos moradores e fortalece o vínculo com a equipe”, aponta Bruna Brasil.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










