19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:26

Programa RenovaDF qualifica mais de 27 mil e abre portas para o trabalho

Capacitação Sedet-DF profissionaliza pessoas vulneráveis e reforma espaços públicos

Por Kleber Karpov

O Programa RenovaDF, iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF), formou mais de 27 mil pessoas no curso de auxiliar de manutenção desde a sua instituição em 2021 no DF. A ação deve combinar a oferta de capacitação profissional gratuita com a reforma de equipamentos públicos, servindo como uma porta de entrada para a reinserção social e para o mercado de trabalho.

Esperança e recomeço se devem configurar em palavras comuns para os participantes dos programas de qualificação profissional promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa, que deve ser instituída em 2021, tem o objetivo de transformar vidas, com foco especial nas populações em situação de vulnerabilidade.

Um exemplo notável desse impacto social é a história de Leonardo Edson Domingos, assessor técnico de 47 anos, natural de Itajubá, Minas Gerais. Ele se deve formar em outubro de 2024 no curso de auxiliar de manutenção, depois de enfrentar um período em situação de rua na capital federal.

Leonardo Domingos conseguiu uma vaga em um abrigo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), onde conheceu o RenovaDF. O técnico afirma que não possuía conhecimento na área antes de iniciar o curso. “Foi onde tive uma base para entrar no mercado de trabalho. Tinha zero conhecimento em manutenção, mas foi muito bom estar lá e aprender sobre tantas coisas”, conta Domingos.

Transformação

No mês seguinte à formatura, Leonardo Domingos foi um dos quinze indivíduos que se encontravam em situação de rua a ser nomeado pelo GDF para atuar em uma secretaria. O técnico, que hoje se encontra lotado na Agência do Trabalhador da Asa Norte, vinculada à Sedet-DF, compartilhou a emoção sobre a oportunidade.

“Fiquei muito feliz mesmo. Lembro de uma vez que passei aqui em frente e pensei ‘um dia eu vou me formar e vou trabalhar aqui’. Mas o Senhor nosso Deus é tão maravilhoso que colocou uma pessoa para olhar para nós que estamos numa situação de vulnerabilidade e nos deu essa oportunidade. O sonho de trabalhar aqui veio antes do que eu imaginava”, celebra Domingos.

Sobre sua função atual, Leonardo Domingos se deve expressar motivado pela possibilidade de retribuir o auxílio que recebeu. “Para mim é uma riqueza trabalhar com atendimento ao público. Sinto a necessidade de servir assim como fui servido, retribuir a ajuda que recebi”, pontua, sobre o significado da nova etapa profissional.

Leonardo foi uma das 15 pessoas em situação de rua nomeadas por este GDF para atuar em alguma secretaria. Atualmente, está lotado na Agência do Trabalhador da Asa Norte | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Qualificação

O programa de qualificação se deve consolidar como o maior do país em número de participantes. O curso deve capacitar os alunos em habilidades da construção civil, pintura e jardinagem, aumentando as chances de inserção formal ou autônoma no mercado.

A formação prática deve ocorrer por meio da execução de serviços em espaços públicos. A primeira turma, por exemplo, se deve dedicar à revitalização de 92 espaços em cidades como Samambaia e Ceilândia, incluindo estruturas esportivas e feiras públicas.

Empresas do Distrito Federal devem absorver mais de três mil alunos em diferentes áreas, com maior parte no ramo da construção civil. O GDF deve investir um montante próximo de 150 milhões de reais para qualificar cerca de 12 mil pessoas somente no ano de 2022, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O programa se deve estender a egressos do sistema penitenciário. Hoje, mais de 2.400 pessoas em tal situação devem ajudar no trabalho de recuperação de espaços públicos, com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em ações como o plantio de árvores.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...