21.5 C
Brasília
30 jan 2026 01:12

Profissionais de saúde debatem manejo do estágio tardio da infecção pelo HIV; mais de 448 óbitos registrados entre 2020 e 2024

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu, nesta quarta-feira (10/dez), o I Fórum de Doença Avançada por Aids do Distrito Federal. O objetivo foi atualizar profissionais sobre o manejo clínico e terapêutico do estágio tardio da contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Nessa fase, ocorre imunossupressão grave, o que dificulta o tratamento de infecções e certos tipos de cânceres.

O evento, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), contou com a participação de profissionais do Serviço de Referência em HIV e Aids do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital de Base (HBDF), hospitais regionais de Taguatinga (HRT) e da Asa Norte (Hran), Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin) e policlínicas.

A médica infectologista da Gerência de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist), Eveline Vale, destaca que a preparação é essencial. “Essa preparação é essencial porque ainda existem pessoas com diagnóstico tardio, fato que provoca adoecimento e óbito por aids. Portanto, é essencial que os profissionais se sensibilizem, reconheçam os sintomas precocemente, consigam acolher e tratar esses pacientes”, afirmou .

“Além de reconhecer os sintomas precocemente, acolher e tratar esses pacientes, é preciso trabalhar a questão do estigma e preconceito que ainda existe”, destaca a médica infectologista da Gevist, Eveline Vale. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Estágio avançado

Pessoas com doença avançada pelo HIV enfrentam um risco aumentado de infecções graves e mortalidade, especialmente se não receberem diagnóstico e tratamento oportunos. O vírus, detectado cedo, não necessariamente deve evoluir para a aids, permitindo que seu portador, com o acompanhamento e a terapia adequados, leve uma vida de qualidade.

O último Boletim Epidemiológico da SES-DF, divulgado neste mês, indica que 42,6% dos casos de HIV, registrados entre 2020 e 2024 no DF, ocorreram em pessoas de 20 a 29 anos. No mesmo período, foram notificados mais de 3,8 mil casos de infecção pelo vírus e 1,1 mil casos de aids em residentes da capital, com 448 óbitos tendo a aids como causa básica.

A referência técnica distrital (RTD) de Medicina de Família e Comunidade da SES-DF, Camila Damasceno, endossa que o fórum auxilia os servidores de todos os níveis de atenção a oferecerem um atendimento com maior qualidade ou nos hospitais vai reconhecer com mais facilidade os sinais de doença avançada e o que fazer para prover o melhor cuidado possível àquele paciente]. O sanitarista Adriano Caetano acredita que o debate é fundamental para evitar óbitos.

Na rede pública, é possível ter acesso gratuito a preservativos internos e externos e testagem rápida por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Há, ainda, tratamentos de Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...