Presidente da Câmara Legislativa condena ação do GDF e sugere ações propositivas à grevistas

Por Kleber Karpov

A presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Celina Leão (PDT), condenou a ação por parte do governo em relação às manifestações dos profissionais de Educação, em greve. Na tarde de quarta-feira (28/Out), os profissionais fecharam o Eixo-Sul, impedindo o trânsito de veículos. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) foi acionado e liberou a pista à base de spray de pimenta e balas de borrachas, além de prisões de mais de 10 professores e de diretor do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

Ao Política Distrital, Celina Leão afirmou que recebeu centenas de mensagens e imagens “de todos os lados” e após analisa-las, criticou a ação dos grevistas, mas condenou a ação por parte do GDF. “Foi um completo absurdo o que aconteceu em nossa cidade hoje. De um lado, a mão opressora que colocou o Bope para atacar professores, algo inaceitável. E do outro uma manifestação que embora entenda ser legítima, poderia ser mais eficiente se fosse focada em dar retorno à população do DF.”, afirmou.

A presidente da CLDF afirmou ser legítima a reivindicação dos professores, mas sugeriu manifestações que tragam o apoio por parte da população. “Não posso ignorar que temos, além dos servidores públicos que estão lutando por seus direitos, o que é justo, uma parcela considerável da população que precisa se deslocar e precisa ter garantido o direito de ir e vir. Eles [profissionais de educação] poderiam, por exemplo, promover ações que somem com o apoio dessas pessoas. Em todo o caso, o governo precisa repensar a forma com que trata seus colaboradores. Os vídeos demostraram a falta de capacidade de negociar e o uso arbitrário da força contra os professores, algo que realmente não podemos tolerar . A negociação e o diálogo são fatores cruciais para encontrarmos alternativas para esse impasse. A tristeza desse dia realmente não faz jus a data de hoje” dia do servidor.”, concluiu Celina Leão.

Confira um vídeo da ação do Bope:

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...