Por Kleber Karpov
Agentes da Polícia Federal (PF) deflagraram uma operação, nesta terça-feira (21/Out), contra um esquema de importação clandestina e receptação de medicamentos para emagrecimento de procedência desconhecida. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em uma clínica médica e em residências de investigados nas cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ).
As investigações tiveram como ponto de partida a prisão de um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O funcionário é acusado de ter furtado cerca de 100 canetas emagrecedoras que haviam sido apreendidas pela agência reguladora. A Anvisa colabora com a Polícia Federal no inquérito.
Aumento nas apreensões
A Polícia Federal identificou um aumento expressivo nas apreensões de remédios para emagrecimento durante a fiscalização aeroportuária. Conforme a apuração, esses fármacos são importados clandestinamente e, posteriormente, desviados para comercialização em clínicas médicas.
A importação clandestina de medicamentos desse tipo representa um risco para a saúde pública. Sem o controle oficial, torna-se impossível verificar a real procedência dos fármacos ou garantir os procedimentos regulares de armazenamento e transporte.
Os investigados vão responder pelos crimes de importação e venda de medicamento de procedência ignorada, bem como por receptação qualificada.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










