25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:28

PLP 257/2016: Rogério Rosso retira inciso do congelamento de salários de servidores, mas vitória ainda não é garantida

Por Evely Leão

A direção do Sindate continua acompanhando o Projeto de Lei Complementar nº 257/2016, conhecido como PLP da renegociação das dívidas dos estados. Na última terça-feira (09), o projeto foi discutido em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Tributação e, na tarde da quinta-feira (11), o vice-presidente do Sindate e da UGT Jorge Viana, se reuniu com o Deputado Federal Rogério Rosso (PSD-DF) para discutir a retirada do inciso II que congelava o salário dos servidores públicos estaduais por dois anos. O Sindate recebeu do próprio deputado o inteiro teor do projeto juntamente com as emendas que ele fez.

Retirada do inciso II
O Deputado Federal Rogério Rosso (PSD-DF), conta que quando teve conhecimento do relatório, cinco minutos depois protocolou a emenda e ficou o dia inteiro negociando a retirada desse inciso, no final da noite o governo aceitou e o relator do projeto Deputado Espiridião cedeu em retirar o item do congelamento. O Incisivo II previa a suspensão por dois anos da concessão de reajustes salariais a servidores estaduais. A proibição foi retirada do projeto com o aval de Michel Temer, que sofreu críticas da base aliada.

Rosso, responsável pela emenda que retirou o inciso II acredita que congelar reajustes dos servidores seria o mesmo que esfriar a economia da capital. “É injusto com o servidor público, está criminalizando o servidor. Você pode manter suas despesas com adicionais da inflação, mas o servidor público não pode?”, questiona.

De acordo com o deputado, esse projeto só é valido para o estado que aderir, o estado que não aceitar continuará na regra atual, como estados que devem à união e não estão conseguindo cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Rosso acredita que o governador de Brasília não vai aderir ao contrato. O GDF tem uma dívida relativamente pequena comparada aos outros estados que tem entre 250 a 300 milhões.

O PLP 257/2016
Esse projeto foi proposto para estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas que têm 90% das dívidas. Esses estados que devem à união precisam dar uma demonstração de limitação de despesas. “O Estado tem que economizar com as contas e não tirar diretos dos servidores, que esses não podem ser penalizados pela falta de controle financeiro dos governadores”, expõe Rosso.

O deputado lembra ainda que esse projeto era da presidente Dilma Rousseff, e que era exclusivamente sobre o refinanciamento das dívidas dos estados e que no meio dele tinha uma maldade para servidor. Rosso informa que o texto ainda não foi 100% votado na Câmara porque ainda faltam 4 destaques para serem votados. A próxima votação está prevista para o dia 22 deste mês.

Deputado recebe o Sindate e UGT
O Sindate questionou também ao deputado se além desse inciso do congelamento havia outro que poderia ser prejudicial ao servidor e se quando esse projeto fosse encaminhado para o Senado, se havia possibilidade de os servidores serem derrotados ou incluírem algum outro tipo de maldade.

O deputado explicou que como é um projeto que trata de dívidas, só entra nas regras desse PLP o estado que aderir e fizer esse contrato com o governo federal. A questão dos concursos saiu, pois segundo o deputado, existe uma emenda constitucional que não permite fazer o congelamento de concursos, mas acha difícil que sofram alterações no senado.

Rogério Rosso parabeniza o Sindate e UGT por acompanharem e cobrarem melhorias para o servidor do DF.

PEC 241
Os servidores podem ainda não estar totalmente livres, existe um Projeto de Emenda à Constituição PEC 241 que tramita desde 15 de junho deste ano que  limita os gastos do governo.

Fonte: Sindate-DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...