18.5 C
Brasília
07 mar 2026 07:42

Pesquisa apoiada pela FAPDF valida fita antimicrobiana para uso hospitalar

Estudo em hospital universitário demonstra redução de carga microbiana em superfícies de alto toque e ganha reconhecimento em periódico internacional

Por Kleber Karpov

Uma pesquisa apoiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) validou a eficácia de fita antimicrobiana à base de cobre para controle de contaminação em hospitais, em 17/Jan. O estudo, publicado na revista científica Antibiotics, demonstrou redução significativa da carga microbiana em superfícies de alto toque ao longo de 19 semanas de uso em hospital universitário. A tecnologia deve ser submetida ao registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para futura incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O revestimento adesivo flexível utiliza o cobre incorporado a uma matriz polimérica para eliminar microrganismos de forma contínua e passiva. A pesquisadora Andreanne Vasconcelos, coordenadora do estudo e CEO da startup People&Science, explicou que a fita permite a autodesinfecção permanente de torneiras, corrimãos e maçanetas. Segundo a biomédica, o método dispensa a dependência exclusiva de limpezas químicas frequentes e mudanças de comportamento dos usuários.

“Esse fomento foi essencial não apenas para a realização do projeto, mas também para minha trajetória como jovem pesquisadora. Fortaleceu minha formação, ampliou minhas oportunidades de colaboração internacional e aumentou meu compromisso em seguir produzindo ciência de impacto no Brasil”, ressalta Andreanne Vasconcelos.

Andreanne Vasconcelos é biomédica, doutora em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora da University of Lincoln, no Reino Unido | Fotos: Divulgação/FAPDF

Reconhecimento e fomento

O projeto contou com recursos dos editais Demanda Espontânea e FAPDF Participa, o que viabilizou testes laboratoriais e cooperação técnica com a University of Lincoln, no Reino Unido. Para o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, o reconhecimento internacional reforça a relevância do investimento público em ciência no Distrito Federal. A fundação deve apoiar a expansão dos testes para ambientes de transporte público e instituições de ensino.

“Quando uma pesquisa apoiada pela FAPDF alcança reconhecimento internacional, isso demonstra que o investimento público em ciência gera resultados concretos e relevantes para a sociedade”, afirma Leonardo Reisman.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...