Paulo Henrique, ex-presidente do BRB, é preso em nova fase da Compliance Zero da Polícia Federal

Executivo suspeito de receber imóveis em esquema de corrupção com Banco Master

Por Kleber Karpov

O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (16/Abr), em Brasília, durante a 4ª fase da ‘Operação Compliance Zero‘. A ação investiga um esquema de lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa envolvendo negócios entre o BRB e o Banco Master. O advogado Daniel Monteiro, ligado ao Master, também foi preso em São Paulo.

Acusações e supostas propinas

As investigações apontam que Paulo Henrique Costa teria recebido vantagens indevidas de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para facilitar a aprovação de negócios sem lastro financeiro. A suposta propina envolveria a transação de seis imóveis, sendo quatro em São Paulo e dois em Brasília, com valores estimados entre R$ 140 milhões e R$ 146,5 milhões, segundo diferentes fontes da apuração.

De acordo com os investigadores, Costa é suspeito de não seguir as práticas de governança do banco público. A suspeita é que o pagamento das vantagens tenha ocorrido por meio da aquisição e transferência de apartamentos, com o uso de empresas de fachada para burlar os controles internos do BRB.

Em nota, a defesa de Costa, representada pelo advogado Cleber Lopes, afirmou que o ex-presidente “não cometeu crime algum”. O g1 e o Metrópoles tentaram contato com a defesa de Daniel Monteiro e com o BRB, mas não obtiveram retorno até a publicação.

Mandados judiciais

A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ao todo, os policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, em endereços ligados aos investigados e ao Banco Master.

Segundo a PF, esta é a primeira vez que a investigação menciona a suspeita de corrupção de um agente público do Distrito Federal no caso. Paulo Henrique Costa será encaminhado ao Complexo Penitenciário da Papuda após passar por audiência de custódia. O advogado Daniel Monteiro é apontado como administrador de fundos usados para dificultar a rastreabilidade do dinheiro.

Contexto da relação entre BRB e Master

Paulo Henrique Costa presidiu o BRB a partir de 2019, indicado pelo então governador Ibaneis Rocha (MDB). Durante sua gestão, ele conduziu a tentativa de compra de uma participação relevante no Banco Master pelo BRB, apresentada como uma solução para evitar a quebra da instituição privada.

A negociação, no entanto, foi vetada pelo Banco Central. A autoridade monetária concluiu que não havia viabilidade econômico-financeira na operação e que o negócio poderia transferir riscos excessivos ao banco público do Distrito Federal. O BRB chegou a formalizar a oferta em março de 2025, mas a transação não avançou.

Além da tentativa de aquisição, a PF apura se o BRB adquiriu carteiras de crédito problemáticas do Master, com possíveis falhas nos processos de análise e governança. Costa foi afastado da presidência do banco em novembro, após a deflagração da primeira fase da operação.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Secretário de Saúde nega negligência em mortes de mulheres durante parto no HRSam

Por Kleber Karpov Em coletiva de imprensa realizada pela Secretaria...

Inadimplência no DF supera média nacional, indica pesquisa

Por Kleber Karpov Uma pesquisa divulgada em junho revelou que...

Governo federal deve garantir socorro a setores atingidos por tarifaço dos EUA

Por Kleber Karpov O governo federal anunciou nesta quinta-feira (16/Jul)...

Ministro da Fazenda pede a Alcolumbre cautela em promulgar PEC de agente de saúde

Por Kleber Karpov O ministro da Fazenda, Dario Durigan, pediu...

Prazo para indicar conta para o segundo lote do Nota Legal vai até dia 20

Por Kleber Karpov Os ganhadores do primeiro sorteio do programa...

Destaques

Secretário de Saúde nega negligência em mortes de mulheres durante parto no HRSam

Por Kleber Karpov Em coletiva de imprensa realizada pela Secretaria...

Inadimplência no DF supera média nacional, indica pesquisa

Por Kleber Karpov Uma pesquisa divulgada em junho revelou que...

Taxas de funcionamento de estabelecimentos e de execução de obras começam a chegar a contribuintes do DF

Por Kleber Karpov Nesta semana, 273 mil contribuintes do Distrito...

Celina Leão anuncia mudanças em protocolos de atendimetno do pré-natal após óbitos de gestantes em hospital do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Governo federal deve garantir socorro a setores atingidos por tarifaço dos EUA

Por Kleber Karpov O governo federal anunciou nesta quinta-feira (16/Jul)...