TCDF apura demora de até quatro horas na Farmácia de Alto Custo do DF

Secretaria de Saúde tem 30 dias para explicar filas e falhas no atendimento em unidade da Asa Sul

Por Kleber Karpov

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) forneça explicações, no prazo de 30 dias, sobre denúncias de falhas no atendimento da Farmácia de Alto Custo da Asa Sul. Pacientes relatam esperas de até quatro horas para a retirada de medicamentos, o que motivou a abertura de uma investigação pelo órgão de controle sobre a prestação do serviço.

A decisão do Plenário do TCDF foi tomada após a análise de uma denúncia que aponta diversas irregularidades na unidade, localizada na Estação 102 Sul do metrô. Segundo o relato, os pacientes enfrentam filas extensas e um tempo de espera que pode chegar a quatro horas para obter os medicamentos.

O documento encaminhado ao tribunal também menciona a falta de assentos para as pessoas em espera, um déficit de profissionais e as dificuldades enfrentadas por pacientes debilitados, idosos e com mobilidade reduzida. Além disso, foram reportadas instabilidades no Sistema Hórus, plataforma utilizada para o controle da entrega dos fármacos.

A importância do serviço

Conhecida como Farmácia de Alto Custo, a unidade integra o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir acesso gratuito a tratamentos complexos. No local, são distribuídos medicamentos para doenças graves como esclerose múltipla, artrite reumatoide, lúpus, hepatites virais e doença de Crohn.

Esses remédios, que podem custar milhares de reais por mês, são essenciais para evitar o agravamento do quadro clínico dos pacientes. A Secretaria de Saúde reconheceu o longo tempo de espera e o aumento da demanda, mas, segundo o TCDF, não apresentou documentos que comprovassem a efetiva implementação de ações para resolver o problema.

Determinações do tribunal

Diante da situação, o TCDF determinou que a Secretaria de Saúde apresente documentos que comprovem as medidas adotadas para enfrentar o problema das filas. A pasta também deverá informar o andamento da implantação do sistema Sismedex, apontado como alternativa ao Sistema Hórus, e encaminhar dados sobre o tempo médio diário de espera registrado nos últimos três meses na unidade.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Congresso vota nesta semana fim da escala 6×1

Por Kleber Karpov O Congresso Nacional tem pautada para esta...

No DF Celina Leão tem 21% das intenções de votos do eleitorado de Lula indica pesquisa Quaest

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão (Progressistas) conta com...

Destaques

Celina Leão desticula esquema de grilagem de terra com regularização e entrega de 10 mil lotes à população via Codhab

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Sem melhoria na oferta de serviço, Celina Leão não descarta eventual revisão de concessão da Neoenergia

Por Kleber Karpov Em entrevista na manhã desta segunda-feira (31/Ago),...

Em entrevista, Celina Leão resgata filas herdadas e escândalos da Saúde, desde a gestão Arruda e fala em investimento

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles na manhã...

“O BRB não irá quebrar. Isso eu posso garantir para vocês, 100%” diz Celina Leão em entrevista à Rádio Metrópoles

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...