18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:34

Olho vermelho? Atenção: a conjuntivite pode estar chegando

Sintomas simples, mas altamente contagiosos. Saiba como identificar, tratar e se proteger da doença que atinge todas as idades

Por Kleber Karpov

Olhos irritados, lacrimejando, coceira e inchaço nas pálpebras são sinais de alerta para a conjuntivite, uma inflamação da membrana ocular comum e altamente transmissível. A doença, que atinge todas as idades, pode ser causada por vírus, bactérias, alergias ou substâncias irritantes. Especialistas alertam que os cuidados preventivos são essenciais para evitar a rápida disseminação da infecção, especialmente em períodos de maior incidência.

Identificação e Riscos

A inflamação atinge a membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Segundo a médica oftalmologista do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Luciana Quirino, embora a doença ocorra durante todo o ano, a forma viral, mais comum, tem picos específicos.

“No verão, o calor, a umidade e as aglomerações favorecem a transmissão. Ambientes fechados com ar-condicionado e pouca ventilação também facilitam, porque basta uma pessoa infectada para espalhar a doença”, explica Luciana Quirino.

A procura por atendimento médico é fundamental ao surgirem sintomas como dor, visão embaçada, sensibilidade à luz, secreção amarelada ou se a inflamação persistir. A oftalmologista alerta que recém-nascidos, idosos e pessoas com imunidade baixa precisam de atenção especial, pois apresentam maior risco de complicações.

Diferentes Tipos e Relatos

Existem diferentes tipos de conjuntivite. A viral, altamente contagiosa, provoca olhos vermelhos e lacrimejamento. A bacteriana usualmente causa secreção amarelada ou esverdeada e pode exigir tratamento com antibióticos. Já a alérgica está associada a coceira intensa, olhos lacrimejando e outros sintomas, como espirros e coriza.

Na maioria dos casos, a inflamação dura de 5 a 7 dias, mas algumas situações exigem cuidados específicos, como ocorreu com a residente médica Larissa Nunes.

“Percebi meu olho vermelho e irritado, com a sensação de corpo estranho. No dia seguinte, acordei com o olho grudado. Após avaliação médica, descobrimos que era um tipo de conjuntivite mais complicada, que exigiu afastamento do trabalho e cuidados específicos”, relata Larissa Nunes.

Com a jornalista Nayra Vasconcelos, o que parecia uma simples alergia revelou-se algo mais sério, exigindo dez dias de afastamento do trabalho e sem recuperação total imediata.

“Eu achei que fosse uma conjuntivite alérgica, que normalmente melhora rápido com o uso de colírio. Mas, dessa vez, a situação piorou. O olho ficou muito vermelho e comecei a sentir como se houvesse uma película por cima, uma sensação estranha, como se algo estivesse deslocado. A visão também ficou turva”, conta Nayra Vasconcelos.

O diagnóstico da jornalista confirmou conjuntivite viral. “Cuidei bastante, fiz tudo que o médico recomendou. Usei colírios lubrificantes, anti-inflamatórios e antibióticos, além de compressas geladas. Mesmo assim, a inflamação demorou a passar”.

Como se Prevenir

A prevenção é considerada simples e eficaz. É importante higienizar as mãos com frequência, preferencialmente com água e sabão, e evitar coçar os olhos ou tocar o rosto com as mãos sujas.

Especialistas também recomendam não compartilhar itens pessoais, como toalhas, fronhas, maquiagens e brinquedos, além de manter travesseiros e lençóis limpos. Crianças devem ser ensinadas a lavar bem as mãos e a não colocá-las nos olhos, especialmente na escola.

Caso apresente sintomas de conjuntivite, a pessoa deve evitar contato com outras. Crianças devem permanecer em casa até a melhora, pois a doença é altamente contagiosa.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...