18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:25

Novo padrão internacional turbina espaço aéreo brasileiro sobre o Atlântico

Sistema PBCS permite voos mais próximos e rotas diretas entre América do Sul, Europa e África, com menos gasto de combustível

Por Kleber Karpov

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) está implementando o sistema PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance), um novo padrão internacional que dará um salto tecnológico no gerenciamento do tráfego aéreo sobre o Oceano Atlântico. Na prática, o sistema permitirá que as aeronaves que cruzam o oceano voem mais próximas umas das outras com segurança, aumentando a capacidade do espaço aéreo e possibilitando rotas mais diretas entre a América do Sul, a Europa e a África.

O PBCS é uma iniciativa da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) que define padrões de desempenho para comunicação entre pilotos e controladores e para o rastreamento das aeronaves em áreas oceânicas. A ausência de radares e rádios convencionais no Atlântico exige hoje a manutenção de grandes distâncias entre os aviões, algo que a nova tecnologia reduzirá pela metade, segundo o Decea. O Brasil, responsável por controlar a FIR Atlântico, uma das maiores áreas de espaço aéreo oceânico do mundo, alinha-se às melhores práticas internacionais e se posiciona como protagonista na modernização da aviação global.

Como o sistema funciona

Para que o PBCS seja aplicado com segurança, todos os elementos envolvidos — aeronaves, centros de controle e provedores de comunicação — devem atender a dois padrões de desempenho:

  • RCP (Performance de Comunicação Requerida): Define a rapidez e a confiabilidade na troca de mensagens entre piloto e controlador, exigindo que a comunicação digital seja entregue em menos de quatro minutos em praticamente todos os casos.
  • RSP (Performance de Vigilância Requerida): Estabelece a velocidade e a precisão na informação da posição da aeronave ao controlador, exigindo que os dados cheguem ao centro de controle em menos de três minutos, com confiabilidade superior a 99%.
Foto: Divulgação/Mpor

O sistema permite que piloto e controlador troquem mensagens de texto em tempo real, diminuindo a dependência da comunicação por voz, sujeita a falhas. Além disso, o sistema ADS-C envia automaticamente, em intervalos regulares, a posição e a rota prevista do avião diretamente para o controlador, garantindo o monitoramento mesmo em áreas sem radar.

A fase 1 do projeto, prevista para ser inaugurada até o final de 2026, permitirá diminuir pela metade as atuais separações entre as aeronaves, tanto à frente quanto dos lados. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o avanço:

“O PBCS representa um marco para a aviação civil brasileira. O Brasil está adotando um padrão internacional que amplia a segurança, garante mais eficiência nas rotas e fortalece a conectividade do Brasil com outros países. É uma medida que une inovação tecnológica, competitividade e sustentabilidade, consolidando o país como protagonista nas principais rotas globais”, celebrou, vendo no Brasil o espelho do que já deveria ter sido feito há anos.

Ganhos de Eficiência e Sustentabilidade

Foto: Divulgação/Mpor

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, enxerga o PBCS como um mecanismo que reforça a segurança operacional. Ao estabelecer padrões mais rigorosos de comunicação e vigilância, o sistema reduz incertezas no tráfego aéreo e previne incidentes.

O PBCS também traz ganhos expressivos de eficiência no uso do espaço aéreo. Com comunicação mais rápida e vigilância mais precisa, os voos poderão seguir rotas mais diretas, evitando desvios e longas esperas, o que torna as operações mais ágeis e fluidas, reduz custos operacionais e amplia a competitividade.

Os benefícios ambientais também são destacados: a otimização das rotas diminui o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa, reforçando os compromissos do Brasil com a descarbonização. A adoção do PBCS simboliza um passo de modernização tecnológica, atualizando as capacidades de vigilância e comunicação do país e harmonizando a regulação brasileira aos padrões globais definidos pela ICAO.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...