Por Kleber Karpov
O piloto Nelson Piquet Júnior venceu a prova principal da Stock Car 2025, realizada neste domingo (30), no Autódromo Internacional de Brasília. O evento marcou o retorno das competições oficiais ao equipamento público, reinaugurado na última quinta-feira (27) após quase 12 anos de inatividade e uma ampla reforma estrutural promovida pelo governo local.
A 11ª etapa da competição contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que visitou os boxes e o grid antes da largada, acompanhado da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet. A reabertura do espaço integra um projeto de recuperação de equipamentos públicos históricos na capital federal.
“Com a reinauguração do autódromo, a gente traz mais vida para Brasília”, declarou Rocha ao ponderar que. “estamos devolvendo esse equipamento muito importante para a nossa cidade, que vai trazer — é bom frisar isso — muito emprego, muita renda e turismo para a nossa capital.”
A expectativa do governador é que a modernização do complexo deve reposicionar a cidade no circuito nacional de grandes eventos. O autódromo possui a maior pista em extensão do país, com 5.384 metros, seis traçados possíveis e 16 curvas, retomando sua vocação original de arena multiúso concebida em 1974.

Impacto econômico e turismo
A realização da etapa da Stock Car Pro Series e da Stock Light movimentou a economia local. Cerca de 30 mil ingressos foram disponibilizados por dia, atraindo turistas e moradores. A operação do evento envolveu equipes técnicas, escuderias e fornecedores, gerando reflexos diretos nos setores de serviços e hotelaria.
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, confirmou a alta demanda gerada pela competição no fim de semana, citando a ocupação máxima na rede hoteleira e o aumento de fluxo em bares e restaurantes da cidade.
Autódromo de Brasília
-
Investimento: R$ 60 milhões (GDF)
-
Período fechado: Quase 12 anos
-
Pista: 5.384 metros (maior do país)
-
Público: 30 mil ingressos/dia
-
Agenda futura: 56 eventos previstos para o próximo ano
“Com a reinauguração do autódromo, a gente traz mais vida para Brasília. Estamos devolvendo esse equipamento muito importante para a nossa cidade, que vai trazer muito emprego, muita renda e turismo para a nossa capital”, afirmou Ibaneis Rocha.
Agenda futura

O governo do Distrito Federal projeta um calendário intenso para o próximo ano, com a confirmação de 56 eventos agendados. Entre as competições previstas estão a Fórmula Truck, Motovelocidade e Copa Porsche.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, a entrega do autódromo viabiliza um marco para a cidade, permitindo que a capital receba eventos de nível nacional e internacional, consolidando-se como polo esportivo.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










