22.5 C
Brasília
16 jan 2026 00:28

MPF arquiva pedido de entidade médica que queria proibir inserção de DIU por enfermeiros em Rondônia

Restringir procedimento apenas a médicos implicaria ofensas à saúde reprodutiva feminina, decidiu MPF. Enfermeiros que atuam na rede municipal de Ji-Paraná podem continuar realizando o procedimento

A 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) arquivou o pedido feito pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CREMERO) para proibir enfermeiras e enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde de Ji-Paraná de realizar a inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU).

Cinco profissionais devidamente capacitados atendem às mulheres do município, com excelentes índices de segurança e resolutividade. O procedimento é normatizado pela Resolução Cofen 690/2022 e autorizado pela Nota Técnica 31/2023, do Ministério da Saúde. A prática está amparada pela Lei 7.49886, que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem.

“Não houve qualquer ilegalidade por parte da Prefeitura de Ji-Paraná. Não se trata de realizar o procedimento por qualquer profissional, mas sim profissionais de Enfermagem com ensino superior e treinamento específico para essa atividade”, pontuou o MPF.

“O CREMERO, instado a informar quantos médicos estariam aptos à realização do procedimento, demonstrou desconhecimento. Restringir esse procedimento apenas a médicos implicaria ofensas à saúde reprodutiva feminina, especialmente das usuárias do SUS”, complementou a câmara, que é coordenada pela procuradora Lindôra Araújo.

FonteCofen

Saúde e MPDFT alinham protocolo técnico para enfrentamento da dengue

Por Kleber Karpov Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e...

PF deflagra 2ª fase da Operação Compliance Zero contra Banco Master e Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã...

Riacho Fundo II ganha primeiro papa-entulho com investimento de R$ 465 mil

Por Kleber Karpov A governadora em exercício do DF, Celina...

Alunos da rede pública do DF desenvolvem satélite lançado à órbita

Por Kleber Karpov Cerca de 30 estudantes da rede pública...

EUA suspendem vistos de imigrantes do Brasil e de outros 74 países

Por Kleber Karpov O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta...

Butantan inicia recrutamento de idosos para testes da vacina contra dengue

Por Kleber Karpov O Instituto Butantan iniciou, nesta terça-feira (13/Jan),...

Destaques

Saúde e MPDFT alinham protocolo técnico para enfrentamento da dengue

Por Kleber Karpov Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e...

Caderneta da Pessoa Idosa ganha nova edição com foco em saúde mental e acessibilidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) lançou a...

BRB comenta Operação Compliance Zero e anuncia tratativa junto ao Banco Master para reaver recursos

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) intensificou as...

PF deflagra 2ª fase da Operação Compliance Zero contra Banco Master e Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã...

Riacho Fundo II ganha primeiro papa-entulho com investimento de R$ 465 mil

Por Kleber Karpov A governadora em exercício do DF, Celina...