18.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:06

Ministérios do Turismo e da Justiça devem investigar 123 Milhas após anúncio de suspensão de emissão de passagens

Agência suspendeu bilhetes da Linha Promo

Por Kleber Karpov

O Ministério do Turismo (MT) informou, no sábado (19), que acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para avaliar a conduta da agência 123 Milhas. A manifestação ocorre, após comunicado da empresa, divulgado sexta-feira (18), sobre a suspensão de emissão de passagens aéreas, da linha ‘Promo’, de datas flexíveis, para embarque previsto entre setembro e dezembro deste ano.

Em nota divulgada à imprensa, o MT declarou que deve acompanhar o avanço das investigações e manter os consumidores informados. “O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados”, informou a pasta.

Volchers?

De acordo com a 123 Milhas, os valores já pagos pelos clientes serão devolvidos em vouchers para compra na plataforma. Segundo a empresa, os cancelamentos ocorreram por “motivos alheios a sua vontade”.

“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”, declarou a plataforma.

Duplamente lesada

Vítima de um golpe por parte da New Trip Viagens, em 2022, a consumidora Irlen, com passagens comprara para outubro, lamentou o episódio. “Eu comprei três passagens para outubro e mais uma vez não deu certo. Está difícil.”, disse.

Notificação

Porém, a própria Senacom se manifestou, no sábado (19/Ago), para contrapor a ‘solução’ apresentada pela 123 milhas, em relação a não emissão das reservas. Em postagem,  por meio do site X (antigo Twitter), o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, contestou tal solução. O ministro informou que a Senacon deve notificar a 123 milhas, para que dê informações sobre os cancelamentos de pacotes flexíveis.

 

Ainda segundo Damous, a 123 milha, não pode, oferecer volcher na condição de ressarcimento aos clientes.  pois esses têm direito a serem ressarcidos, em dinheiro. Além de orientar aqueles que se sentem lesados a abrir reclamação no site da Senacom, no endereço https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1692560700451.

Confira a nota do Ministério do Turismo, na íntegra

Nota à Imprensa

MTur e MJSP investigarão cancelamentos da 123 Milhas

OMinistério do Turismo considera grave o anúncio da agência de viagens 123 Milhas, nesta sexta-feira (18), de que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados.

Ambos os ministérios estão empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé.

O MTur e o MJSP acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informados todas as pessoas e setores envolvidos.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...