25.5 C
Brasília
07 mar 2026 12:52

Meu SUS Digital libera agendamento de consultas em UBSs do DF

A ferramenta federal amplia as formas de acesso dos pacientes à Atenção Primária à Saúde, oferecendo maior conforto e segurança

Por Kleber Karpov

A marcação online de consultas com médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal está disponível, a partir desta segunda-feira (03/Set), para os usuários do aplicativo Meu SUS Digital. O recurso representa uma nova porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e foi implementado após a conclusão de testes conduzidos por representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

A iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde expande as modalidades de acesso ao cuidado primário na região, com o objetivo de propiciar maior comodidade e a redução de deslocamentos desnecessários para os cidadãos. Segundo dados da Agência Saúde DF, mais de vinte mil usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) participaram da fase de testes do sistema.

Lídia Glasielle, gerente de Qualidade na Atenção Primária da SES-DF, ressaltou os benefícios da ferramenta para a população. “O aplicativo traz conforto, acessibilidade e autonomia”, disse ela. “É uma forma de agendar consultas de maneira simples, direta e segura, sem precisar ir à unidade apenas para marcar”, afirmou Glasielle sobre a nova funcionalidade.

O enfermeiro Agilran Barreto, que atua na Gerência de Qualidade na Atenção Primária (Gequali) da SES-DF, complementou a perspectiva de facilitação. Ele pontuou que o novo recurso “incrementa o acesso às ações e serviços da Atenção Primária e pode minimizar impactos na rotina das pessoas, especialmente aquelas com mobilidade reduzida”.

Requisitos e regras de uso

No aplicativo Meu SUS Digital, usuário precisa acessar o ícone Agendamentos para visualizar a agenda digital do médico e enfermeiro. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Para utilizar a funcionalidade de agendamento, o usuário deve possuir o aplicativo Meu SUS Digital (disponível para Android, iOS ou na versão web) e efetuar o login com sua conta GOV.BR. Dentro da plataforma digital, o cidadão deve acessar o ícone Agendamentos para visualizar a agenda do seu médico ou enfermeiro de referência na equipe de Saúde da Família (eSF).

Posteriormente, é possível marcar a data e o horário, conforme as disponibilidades previamente cadastradas no prontuário eletrônico do paciente. As agendas são liberadas para acesso dos usuários por um período de trinta dias. Adicionalmente, novas vagas são disponibilizadas diariamente, mesmo que as dos vinte e nove dias anteriores ainda não tenham sido preenchidas integralmente.

Serão reservadas três vagas para o agendamento online por profissional de saúde e por turno de trabalho. Em síntese, seis vagas estarão disponíveis para o enfermeiro e outras seis para o médico por cada equipe de Saúde da Família, ao longo do dia. É mandatório que o cidadão mantenha o cadastro individual completo, preenchido em sua totalidade, atualizado e vinculado a uma eSF da UBS de referência.

Por fim, para que haja uma comunicação eficiente do aplicativo com o usuário, é preciso cadastrar um e-mail válido no sistema. Representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) disponibilizam a Central de Relacionamento com o Cidadão – 160 (opção 6) como canal de suporte para auxiliar os usuários com dúvidas ou dificuldades na utilização da ferramenta.

Complementaridade

O processo de implementação será gradual nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O agendamento por meio digital não substitui o acesso presencial e a demanda espontânea, sendo considerado um serviço complementar. A medida tem por objetivo primordial qualificar a gestão das agendas e facilitar a vida do usuário. Caso os agendamentos realizados não sejam confirmados em até quarenta e oito horas, poderão ser liberados novamente para a oferta presencial, contribuindo assim para a otimização das agendas e a redução de faltas.

Saiba mais sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS).




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...