Manifestações voltados aos servidores da Saúde e ao funcionalismo do GDF são abordadas por distritais

Servidores protestaram na galeria contra o aumento do Inas-DF

Por Marco Túlio Alencar

Fila para a realização de cirurgias, aumento do plano de saúde dos servidores públicos e nomeação de enfermeiros foram temas tratados pelos deputados distritais na sessão deliberativa da Câmara Legislativa desta terça-feira (29). O debate foi acompanhado por aprovados em concursos públicos e servidores que ocupavam a galeria do plenário.

O deputado Chico Vigilante (PL) informou sobre mensagens que tem recebido de pessoas internadas, “esperando, meses a fio, por cirurgias que não acontecem”. Também trouxe a questão do reajuste na contribuição – descontada em folha – para o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF), que é objeto do projeto de decreto legislativo nº 41/2023, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), sustando a portaria que estabelece a majoração a partir de 1º de setembro.

“O reajuste no plano de saúde é um absurdo. O Inas-DF encontra-se na posição mais elevada no que se refere à saúde financeira desses planos”, argumentou o autor do PDL, para quem é necessário suspender o acréscimo de 22,5% para as faixas de salário inferiores e de 19% para o teto; nomear o Conselho “que o instituto não fez até hoje”, e debater a situação com a categoria.

“Não aceitaremos aumento abusivo”, corroborou a deputada Paula Belmonte (Cidadania), em nome do conjunto dos distritais. O cancelamento da medida também foi defendido pelo deputado Max Maciel (Psol), que se dirigiu aos sindicalistas presentes que reivindicavam a suspensão.

Enfermeiros

Por sua vez, o deputado Jorge Vianna (PSD) defendeu a nomeação de enfermeiros pela Secretaria de Saúde. “Conseguimos manter o Fundo Constitucional do DF e, assim, vamos continuar na normalidade”, declarou o parlamentar, explicando que a garantia dos recursos possibilitará as contrações de concursados. A categoria também recebeu o apoio da deputada Dayse Amarilio (PSB), que reforçou: “Nomeação já”.

FonteCLDF

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

MPDFT recomenda reestruturação das Farmácias de Alto Custo do DF

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...

Operação Black-Tie: MPDFT e PCDF investigam crimes contra a administração pública

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF),...

Destaques

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...

Segundo ciclo do RenovaDF oferece 1,7 mil vagas e novas regras de participação para ex-alunos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou,...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...